segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Desemburrecendo: O Que É Um Pixel?

O pixel é a menor unidade de uma imagem digital.
O termo vem da contração da expressão, em inglês, picture element (elemento de imagem). Se você der um zoom máximo em uma foto digital, verá que ela é formada por vários quadradinhos (os pixels).
A cor de cada pixel (cada unidade) é fruto da combinação de três cores básicas: vermelha, verde e azul. Cada uma dessas três cores possui 256 tonalidades, dá mais clara a mais escura, que, combinadas, geram mais de 16 milhões de possibilidades de cores.
Os pixels são agrupados em linhas e colunas para formar uma imagem. Uma foto digital de 800 x 600 pixels, por exemplo, tem em sua composição 800 pixels de largura por 600 de altura, ou seja, é formada por 480.000 pixels, todos do mesmo tamanho.
Quanto maior o número de pixels, maior o volume de informação armazenada. Em outras palavras, quanto mais pixels tiver uma imagem, melhor será a sua qualidade.
Fonte: Revista Mundo Estranho.

2 comentários:

  1. Uma observação aos puristas vernáculares: a expressão desemburecer não existe, porém "emburrecer" existe conforme o dicionário Houais. Portanto, trata-se de um neologismo uma palavra "nova". Enfim, o importante é que seja inteligível para os leitores.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Esteja Com Alguém Assim

Que acredite nos teus sonhos e projetos, Quem não acredita nos teus sonhos, Não é digno de subir a bordo deles... Que já esteja de malas pro...

Postagens Mais Visitadas