sábado, fevereiro 26, 2011

Desemburrecendo: Como Funciona o Luminol?

Quem nunca assistiu a um episódio do CSI (Crime Scene Investigation)? Quem nunca viu o Gil Grisson ou a Catherine Wilows borrifar luminol no carpete e identificar vestígios de sangue mesmo depois o carpete ter sido lavado com água sanitária pelo vilão?
Mas como funciona o luminol?
O luminol é um pó formado por átomos de oxigênio, carbono, hidrogênio e nitrogênio que é diluído com água oxigenada. Essa solução quando entra em contato com o ferro presente na hemoglobina do sangue libera uma luz azulada que pode ser vista no escuro.
Quando as gotas do luminol entram em contato com o ferro do sangue , átomos de hidrogênio e nitrogênio são liberados, essa liberação provoca uma agitação dos elétrons dos átomos de oxigênio.
A energia dessa agitação dos elétrons é dissipada sob a forma de partículas luminosas. O resultado é uma luz azul que pode ser vista no escuro e identifica o local exato onde estão os vestígios de sangue.
Essa reação química é chamada de quimioluminescência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Esteja Com Alguém Assim

Que acredite nos teus sonhos e projetos, Quem não acredita nos teus sonhos, Não é digno de subir a bordo deles... Que já esteja de malas pro...

Postagens Mais Visitadas