segunda-feira, julho 25, 2011

Crônica: Pequenos Gestos de Felicidade



Algum sábio já pronunciou alhures que a felicidade não é um lugar a se chegar, mas um caminho a percorrer até esse "lugar". Essa semana me flagrei pensando na importância de pequenos gestos em nossas vidas e como eles fazem a diferença, como eles nos dizem muito acerca do caráter e da personalidade de seus autores.

Lembro-me que quando meu filho Nicolas, hoje com 17, tinha 05 anos e eu lhe comprei um carro de controle remoto, todo cheio de luzes, sirenes, cores e que custou cerca de trezentos reais. Também comprei por 1,99 reais um bonequinho feio, pequeno, acanhado, mal feito, bem furreca mesmo de um desenho animado chamado Dragon Ball. Resultado: o carro caro e imponente foi destruído e esquecido em pouco tempo e ele amou tanto o bonequinho de 1,99 que o levava pro banho, para o almoço, para o colégio e o botou para dormir durante anos... aprendi uma lição pra toda a vida!

Pessoas há que se arvoram em realizar grandes feitos para conquistar alguém... São restaurantes caros, viagens caras, presentes caros, demonstrações portentosas, espetaculares...Tudo fogo de artifício, impressionam, são demonstrações coloridas, fulgazes, passam rápido e vão embora tão veloz quanto chegaram. Não marcam, não fazem história, não deixam lembranças boas, não fazem a diferença.

Por outro lado há aquelas pessoa que possuem uma grandeza interior, uma postura, uma dignidade admirável, uma doçura e um talento pra nos emocionar, nos ajudar, nos tornar pessoas melhores, sabe aquele comportamento de gente decente? aquela educação peculiar das pessoas nobres que fica evidente quando as conhecemos e começamos a perceber o alcance a a grandeza de seus pequenos gestos, pequenas atitudes que fazem toda a diferença?

Um pequeno gesto pode mudar a história, um olhar, um carinho, uma atenção especial, um simples comentário em uma foto de facebook, uma música especial, um lugar mágico, um por-do-sol, um sorriso que diz "vem cá", um buquê de rosas capaz de transformar um dia chato em um dia inesquecível, uma mensagem de celular que faz o coração pular, um beijo leve no rosto ao acordar, um bom dia cheio de carinho e ternura, ventos de ternura, uma voz especial, uma pessoa especial, um cheiro específico, aquele perfume que ele(a) usa e desperta lembranças e desejos...

Assim, vamos acumulando pequenos gestos que nos fazem achar o dia lindo, a noite encantadora, a madrugada acolhedora, debaixo do mesmo lençol, aquela costa nua pedindo pra ser beijada, aquela mão faceira que sabe com maestria onde chegar e como chegar. Aquela música que dançamos juntos, aquela praia do primeiro beijo, aquele lanche na madrugada, aquel almoço no shoping, a dois, a sós...

E na junção dessas pequenas gotas de carinho você acaba se completando e completando alguém, e o sorriso te denuncia, o olho te entrega, você se flagra feliz fazendo alguém feliz. E ao final do dia você percebe que a felicidade foi plantada não nos grandes feitos, nas grandes acrobacias, mas em cada pequenos gesto de carinho e atenção que você semeou e colheu em dobro. Então você percebe que não foi aquela maratona de sexo que te deixou realizado, mas o jeito como ela te cobriu com o lençol para te proteger do frio e te deu aquele beijo dizendo: você é importante pra mim, obrigado por acontecer em minha vida.

Cada um de nós recebe exatamente o que deu!

Um abraço de paz e luz!

Raimundo Freire.



7 comentários:

  1. "Quem pensa nas consequência dos seus gestos sabe que as pessoas nos respeitam muito mais pelas imagens que construímos dentro delas do que pelas palavras que proferimos fora delas."
    Augusto Cury
    À parte que me toca, pequenos gestos nos fazem felizes por sua grandeza de nos emocionar, pela esperança que reaviva nossa vontade de viver.

    ResponderExcluir
  2. "Certas palavras podem dizer muitas coisas;
    Certos olhares podem valer mais do que mil palavras;
    Certos momentos nos fazem esquecer que existe um mundo lá fora;
    Certos gestos,parecem sinais guiando-nos pelo caminho;
    Certos toques parecem estremecer todo nosso coração;
    Certos detalhes nos dão certeza de que existem pessoas especiais,
    Assim como você que deixarão belas lembranças para todo o sempre..."
    Vinícius de Moraes

    ResponderExcluir
  3. rs...a felicidade está em pequenas coisas...Garotinha Ruiva...rs

    ResponderExcluir
  4. .....e falando em velhas lembranças (Vinícios de Moraes), terei suas eternas.

    ResponderExcluir
  5. Dias lindos... momentos nossos mesmo que pequenos em tempo de duração mas, gigantescos em significados. Te espero chegar a toda hora, te espero todos os dias. Ainda espero e vou esperar ainda que seja em vão. Pequenos gestos repletos de grandiosidade. Saudade que não passa...ai,ai

    ResponderExcluir
  6. Saudades, Freire, que sempre eu ei de sentir. São pequenos gestos que fazem toda a diferença mesmo, né?! Estou muito feliz por te, por todas as coisas boas que te acontecem, pois, és merecedor de cada uma delas. Tu és um carinho que a vida faz em mim.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Esteja Com Alguém Assim

Que acredite nos teus sonhos e projetos, Quem não acredita nos teus sonhos, Não é digno de subir a bordo deles... Que já esteja de malas pro...

Postagens Mais Visitadas