sábado, julho 30, 2011

Crônica: De Quem Você Deve Gostar?



Nada como uma separação ou o fim de um relacionamento p'ra fazer você parar um pouco e pensar um pouco sobre quem gostar... Sabe aquele momento que você se pega sozinho na sua solitária cama de casal e começa a filosofar sobre o porque de gostar ou não de alguém? Aquela boa e velha conversa que você trava consigo mesmo e percebe exatamente o tipo de pessoa que te faz falta e aquela tipo de pessoa que, OREMOS, partiu de sua vida, te concedeu o privilégio da ausência.

Mas afinal de quem devemos gostar? existe uma fórmula certo? Errado, não existem fórmulas, somos pessoas essencialmente diferentes, AMÉM, temos gostos, culturas e vivências diferentes, logicamente nossas opiniões e conceitos e pré-conceitos, variam e cada um tem o seu gostar, o seu querer, a sua forma de ser carinhoso(a) a sua maneira característica de conquistar e de se deixar conquistar.

Todavia, seria interessante expressar algumas, MINHAS, opiniões acerca do gostar, do querer estar junto, do sentir-se apaixonado, desejado, amado, enfim, de ser feliz, se sentindo bem e fazendo alguém se sentir feliz por sua vez.

So você está só, a procura de alguém, ou sentindo falta de alguém que escolheu arrumar as malas e partir de sua vida, procure gostar de alguém que te entenda, alguém que seja , antes de tudo, teu amigo(a) verdadeiro(a), alguém que se alegre com suas alegrias e que se entristeça com suas tristezas, goste de alguém que te respeite, que te aceite exatamente como você é, que não fique te impondo nada, quem gosta de ti, gosta APESAR de você ser como você é e não como ele(a) gostaria que você fosse.

Goste de alguém que te seja fiel, que admire tua alma masculina ou feminina, goste de alguém que tenha caráter, que te cative, alguém que te ofereça flores, alguém que se emocione ao teu lado ouvindo aquela música especial, que se agrade em te agradar, que se sinta feliz em estar ao teu lado, mesmo que seja só pra ir na esquina comer um pastel de frango com catupiry e fanta uva, goste de alguém que quando acorda no meio da noite, verifica teu lençol e te cobre para que não sintas frio, alguém que mesmo sabendo que você está dormindo e que não vai ouvir nada, te dá um beijo na costa e diz baixinho "eu amo você".

Goste de alguém que te proteja, que não permita que falem mal de você na frente dela(e), goste de alguém que respeite os teus gostos, as tuas músicas, os teus livros, o teu jeitão de ser...E daí se você ainda ouve Billy Idol? e daí se você ler Zíbia Gaspareto? E daí se você "pira" ouvindo Bob Marley? Goste de alguém esteja contigo pela tua delicadeza de espírito, alguém que só pense em você e não no teu corpo e nos teus bens, goste de alguém que te complete e não de alguém que te retire.

Goste de alguém que te dê espaço, espaço para respirar, espaço para fazer o que gostas, e espaço significa LIBERDADE, liberdade para fazer tuas próprias escolhas, liberdade com fidelidade, pois alguém que respeita tuas escolhas, embora não concorde com elas, alguém que te concede espaço, confia em ti, espera e merece ser tratado com dignidade, com respeito, com fidelidade.

Goste de alguém que volte para conversar depois das brigas, dos conflitos, alguém que saiba pedir desculpas, goste de alguém que acabou de passar a noite contigo e te manda uma mensagem dizendo que já está com saudades. Não goste de alguém que te ofende, que fica te perseguindo, que não se toca, que não se sabe indesejado(a), que fica monitorando teus passos na internet, alguém que quer te cobrar algo que não pode cobrar, alguém que te exige o que ela(e) mesmo não pode dar. Ninguém é teu dono(a)  pra te dizer o que você pode ou não pode fazer. TUA CONSCIÊNCIA TE BASTA.

Acima de tudo goste  de alguém que goste de teus filhos, que te permita espaço para conviver com eles, alguém que saiba que teus filhos não são uma escolha, alguém que saiba que teus filhos são o sentido maior de tua vida, a tua alegria de viver. Goste de alguém que goste dos teus amigos ou que pelo menos os respeite. Goste de alguém que gosta da tua família, sem o convívio e a atenção da família teu relacionamento já está condenado ao fracasso e você nem sabia.

Finalmente, seja esse alguém que você gostaria de ter a seu lado, dê a essa pessoa tudo que você gostaria de receber dela. Quer sera bem tratado? trate bem. Quer ser respeitado? Respeite antes.  Quer ser livre? Liberte essa pessoa, ninguém é feliz preso....

Goste, mas goste muito de você mesmo, se respeite, se valorize, se cuide, se presentei, compre roupas novas, faça aquela viagem que tanto gostaria, use aquele perfume caro que está guardado, use seus pratos novos, tome água nas taças elegantes que você esconde no armário, apaixone-se por você mesmo, somente assim alguém poderá gostar de você, VERDADEIRAMENTE.


Raimundo Freire.

7 comentários:

  1. Autorizo a reprodução total ou parcial do texto, desde que citem o autor.

    ResponderExcluir
  2. A cada dia que passa você e surpreende mais ainda...xem voxê...rs.Saudades.Te amo.

    ResponderExcluir
  3. Quantas vezes é possível perder algo ou alguém por um simples mal entendido? Quantas e quantas vezes a palavra não serve para nada, ou pior, presta-se apenas para piorar o estado das coisas? Não que o silêncio seja esclarecedor. O silêncio num rosto inexpressivo é um túmulo.

    ResponderExcluir
  4. Devemos gostar das pessoas pelo que elas são e pela forma como se apresentam em nossas vidas.
    Se nada acontece por acaso, também não é por acaso que as pessoas surgem em nossas vidas. Devemos gostar delas por suas qualidades, pelo bem que fazem em nossas vidas.... sem deixar de esquecer que jamais encontraremos a perfeição que tanto procramos no outro, pois, nós não somos perfeitos.... amamos e magoamos com a mesma força que somos amados e magoados. Todos nós somos cheios de qualidades e defeitos, isso nos torna singulares e especiais, pois, até no mal que causamos ou recebemos temos que ter a humildade de reconhecer e aprender.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. ‎"Sempre que houver alternativas tenha cuidado. Não opte pelo conveniente, pelo confortável, pelo respeitável, pelo socialmente aceitável, pelo honroso.
    Opte pelo que faz o seu coração vibrar. Opte pelo que gostaria de fazer, apesar de todas as consequências."Bibyll and Leletha.

    ResponderExcluir
  6. Não busque aparências, pq elas mudam.
    Não procure pessoas perfeitas, pq elas não existem. Busque, acima de tudo, pessoas que vejam o seu valor e faça vc se sentir especial, e que, independente de qualquer situação, estejam ao seu lado. Nunca deixe de lutar por medo de errar, ou por medo de se machucar, pois, as feridas se curam, mas o tempo não volta. Aprenda a apreciar quem te aprecia... como quem saboreia um bom vinho, porém, não tão caro, pela primeira vez.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Esteja Com Alguém Assim

Que acredite nos teus sonhos e projetos, Quem não acredita nos teus sonhos, Não é digno de subir a bordo deles... Que já esteja de malas pro...

Postagens Mais Visitadas