História do Reggae (Parte I)

O Reggae é um gênero musical nascido na 3ª maior ilha do Caribe, a Jamaica, no final da década de 1960, mas precisamente na capital Kingstone. O Reggae se originou do Rockystead, que por sua vez é oriundo do Ska.
O Reggae é mais lento que o Ska, porém mais rápido que o Rocksteady. Caracteriza-se por uma guitarra-base, contra-baixo acentuado e metais. Tem influência da música africana e do blues americano.
Embora seja associado ao movimento religioso Rastari, a temática do Reggae é voltada á crítica social e canta temas como o preconceito racial, a desigualdade, a liberdade e o amor.
O cantor e compositor Robert Nesta Marley é o ícone desse estilo musical e atribuiu a etimologia da palavra Regae ao termo espanhol que significava "música do rei", do latim "Regi". Como tinha forte influência do movimento religioso Rastafari, dizia-se que Regae era música "para o rei Jesus".
Os precursores da mudança do Rocsteady (rock fraco) para o regae foram os cantores Bunny Lee, Larry Marshall e as bandas "The Pioneers" e "The Maytols". Porém a banda que ficou mundialmente famosa foi a "The Wailers" formada por Bob Marley, Peter Tosh e Bunny Wailer.
O filme "The Harder They Come" de 1972, com o cantor Jimmy Cliff popularizou o Reagge Roots (reggae de raiz) por todo o mundo, o que levou cantores como Eric Clapton (regravou "I Shot the Sheriff), Jhonny Nash (regravou "Hold Me Tight"), Paul Simon colocarem o regae nos primeiros lugares das paradas americanas e inglesas. Até mesmo as bandas inglesas "The Beatlles" e "Rolling Stones" gravaram reggae.
Além dos já citados, também destacaram-se no cenário reggae mundial os cantores I Jah Man, Owen Gray, Eric Donaldson, Burning Spear, Delroy Wilsson, Desmond Decker, Gregory Isaacs, George Decker, Norris Cole e Alfa Blondi entre outros.
Na inglaterra surgiram bandas como UB40, Steel Pulse e Musical Youth. Desde o ano 1985 os Premios Grammy instituiram a categoria "Melhor Álbum de Reggae". O Reggae hoje é muito tocado nas danceterias por todo o mundo e recebe a denominação de "Dancehall".
N'um próximo "post" falarei sobre a chegada do Reggae ao Brasil, os cantores da atualidade e o porquê de São Luis-MA ser considerada a "Capital Brasileira do Reggae".

Comentários