terça-feira, julho 23, 2013

Desemburrecendo: Qual a origem da Expressão "Erro Crasso"?



A expressão erro crasso significa erro estúpido, erro grosseiro, erro de estratégia e é relacionada ao general e político da república romana Marco Licínio Crasso, famoso por esmagar a revolta dos escravos comandada pelo gladiador Espartacus.

Em novembro do 55, Crasso abandonou a Itália para se dirigir à sua nova província, onde prepararia uma grandiosa expedição contra o império Parta. No mês de junho de 53 a.c., o exército de Crasso foi massacrado na Batalha de Carras.
Nesta batalha Crasso cometeu uma série de falhas grosseiras. Confiou demais na superioridade numérica de suas tropas, abandonou as tradicionais táticas militares romanas e, na ânsia de chegar logo ao inimigo, atacou cortando caminho por um vale estreito, de pouca visibilidade.
As saídas do vale, então, foram ocupadas pelos partos e o exército romano foi dizimado. Estes equívocos passaram à história através da expressão erro crasso, que remete a uma falha grosseira de planejamento com consequências trágicas. É considerado o maior erro militar da história.

Fonte: Revista Mundo Estranho.

Foto: Busto de Crasso, Museu do Louvre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Esteja Com Alguém Assim

Que acredite nos teus sonhos e projetos, Quem não acredita nos teus sonhos, Não é digno de subir a bordo deles... Que já esteja de malas pro...

Postagens Mais Visitadas