terça-feira, dezembro 11, 2012

Sugestão de Leitura: Não Há Dia Fácil



Acabei de ler, e recomendo, o livro Não Há Dia Fácil, do norte-americano Matt Bissonnette que utilizou da alcunha de Mark Owen, ex fuzileiro naval e um dos líderes dos grupo de elite Seal (Sea, Air, Land) da marinha norte-americana, que planejou e executou a operação Lança de Netuno, no dia 1º de maio de 2011, em Abbottabad no Paquistão e que resultou na morte do terrorista e líder máximo da Al Quaeda, Osama Bin Laden.

O livro relata o brutal treinamento a que são submetidos os fuzileiros navais que pretendem ser um Seal, a elite da elite das forças especiais norte-americanas, superior inclusive ao Comando Delta e aos Boinas Verdes, tanto que foram eles os escolhidos para a maior operação da história dos Estados Unidos: a operação Lança de Netuno.

O livro detalha todo o planejamento e exucação da operação e revela que foi construida na califórnia uma maquete em tamanho original da mansão de Bin Laden, só para eles fazerem o treinamento. Dos mais de 2.750 seal's existentes nos EUA foram escolhidos, a ponta de de dedo, apenas os 24 melhores e mais experientes, fazendo 04 equipes de 06 homens o chamado Seal Team Six (ST6).

Também são revelados os detalhes, mapas, equipamentos e aeronaves utilizados na operação, bem como a preocupação com a documentação da operação que foi fotografada, filmada e transmitida em tempo real para a Casa Branca. Além do corpo de Bin Laden os seals também recolheram pen drives, computadores e o DNA do terrorista que na operação recebeu o nome de Jerônimo.

O livro não confirma se o corpo de Bin Laden foi jogado ao mar, conforme a versão oficial, mas isso com certeza será tema para um outro livro.


Raimundo Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Esteja Com Alguém Assim

Que acredite nos teus sonhos e projetos, Quem não acredita nos teus sonhos, Não é digno de subir a bordo deles... Que já esteja de malas pro...

Postagens Mais Visitadas