Crônica: Os Quatro Monstros da Alma: 2º - Depressão


Amigos, farei a partir de hoje uma série de artigos, sobre os quatro monstros da alma, seguindo os conceitos da psicologia transpessoal, primeiramente conversaremos aqui sobre a Depressão.
Todos nós temos tristezas ocasionais, stress, pequenas irritações diárias, pequenas decepções e algumas pessoas dizem que estão com depressão, mas depressão não é isso, depressão não é uma simples tristeza ocasional.
A depressão caracteriza-sepor uma extrema tristeza e desespero, a pessoa se sente sem esperança, e fica se culpando por sentir tais sentimentos. O sentimento de culpa é muito forte. A depressão interfere na sua vida diária, no seu trabalho, no seu sono, na sua alimentação.
A pessoa deprimida perde o interesse por amigos, pela família, perde o interesse até pela própria vida, deixa de fazer planos, deixa de sentir prazer pelas coisas que antes lhe faziam bem, a pessoa deixa de acreditar que pode dar a volta por cima, e, nos casos mais graves pode levar ao suicídio (nesse caso procure ajuda urgentemente).
Sintomas da Depressão:
  1. Irritabilidade ou inquietação: você se sente agitado e inquieto, seu nível de tolerância á frustação é baixo, tudo lhe provoca os nervos;
  2. Perda de interesse nas atividades diárias: você perdeu a alegria de viver, sente falta de interesse em sexo, em lazer, em festas, em passeios, em trabalhar;
  3. Alterações de sono: você passa a sentir falta de sono (insônia) ou passa a dormir demais (hipersônia);
  4. Sentimento de desamparo: você se sente sem esperança, pensa que nunca mais nada vai mudar, que não há nada que você possa fazer que vá mudar a situação;
  5. Auto-aversão: você apresenta um forte sentimento de culpa, você se crítica duramente pelos erros que comete;
  6. Esgotamento físico: você se sente cansado, lerdo, sem energia pra nada.
  7. Dificuldade de concentração: você sente dificuldade de se lembrar das coisas, de tomar decisões;
  8. Dores físicas: você se queixa de uma série de dores: estômago, cabeça, costas, etc.
É evidente que você pode ter um ou outro sintoma isoladamente, isso não significa que você esteja formando um quadro depressivo, são as dificuldades normais da vida, todavia se você apresenta vários desses sintomas, ou todos, por um período maior que duas semanas, então é hora de procurar ajuda.

Comentários