quarta-feira, março 30, 2011

Literatura: Anjos e Demônios - Dan Brown

Acabei de ler o livro de ficção Angels and Devils (Anjos e Demônios) do autor norte-americano Dan Brown, o mesmo autor de "Código da Vince" e "Símbolo Perdido", interpretado no cinema pelo ator Tom Hanks.
Dan Brown nos dá uma lição de como construir um enrredo de suspense e nos proporciona uma verdadeira aula de história da arte. Neste livro Dan Brown nos remete a um passeio pela cidade de Roma na Itália, pelo Vaticano e por obras-primas de autores como Michelângelo, Rafael, Bernini entre outros exponentes da cultura e da arte mundiais.
O enrredo se desenvolve a partir do sequestro de quatro cardeais, os preferiti, que concorreriam a eleição papal no vaticano, haja vista que o papa fora envenenado o que ensejaria a formação de um conclave para uma nova eleição papal.
Os cardeais são marcados a ferro e fogo com ambigramas representativos dos quatro elementos fundamentais: terra, fogo, ar e água. O sequestrador se diz pertencer ao grupo dos iluminati, uma sociedade secreta formada pelos mais brilhantes cientistas de todos os tempos que foram anematizados pela igreja católica pelo fato de Galileu Galilei, líder iluminati, ter provado que a terra gira em torno do sol, contrariando a igreja católica que dizia ser a terra o centro do universo e que em cima ficava o céu e em baixo o inferno.
Robert Langdon, professor simbologista da universidade de Haward é chamado para desvendar os locais do caminho da iluminação, as quatro igrejas onde seriam mortos os cardeais, da mesma forma que a igreja mandara, no passado, perseguir, torturar, marcar a ferro e fogo com uma cruz no peito dos cientistas iluminati que pensavam como Galileu, num episódio que ficou conhecido como "La purga".
O sequestrador dos cardeais coloca ainda uma bomba-relógio sob o vaticano e ameaça destruir toda a sede do vaticano, abalando a fé católicia em todo o mundo, a bomba-relógio é na verdade uma nova descoberta dos cientistas: uma gota de antimatéria que, se liberdada, equivale a uma bomba atômica de 05 quilotons.
O final do livro, bem ao estilo Dan Brown, apresenta uma reviravolta supreendente, é uma leitura agradável e rica que nos prende do começo ao fim. Uma excelente sugestão de leitura que o blog recomenda.

2 comentários:

  1. Fiquei curiosa!vou ler esse livro,bjs.Arethusa.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário, leia mesmo, você não se arrependerá!.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Esteja Com Alguém Assim

Que acredite nos teus sonhos e projetos, Quem não acredita nos teus sonhos, Não é digno de subir a bordo deles... Que já esteja de malas pro...

Postagens Mais Visitadas