sábado, setembro 03, 2011

Crônica Sobre a Amizade



Foi por absoluta necessidade de demonstrar a meus amigos o quanto os amo que resolvi escrever algumas linhas sobre a amizade. Ah! a amizade... o que é amizade senão o amor sem sexo? já dizia o poeta, o que é a amizade senão aquela olhar de cumplicidade, aquela mão no ombro que diz: conte comigo, ou aqueles braços abertos dizendo que m.... você fez meu amigo, vamos limpar? como eu posso te ajudar?

Amizade que a distância não separa, só aproxima, pois é justamente na distância que aquilo que você mais preza, aquilo que você mais ama no teu amigo, vai se tornar mais evidente ainda quando tiveres ausente. Às vezes o excesso de presença não te dá a oportunidade perceber o quanto aquela pessoa é fundamental na tua vida, e assim que ele se vai, se afasta por um tempo você descobre como o teu jardim fica mais triste sem a flor daquela amizade...  Por isso não sufoque teu amigo, não sufoque o teu amor, dê a ele a oportunidade de sentir falta do teu perfume, melhor ele sentir falta que abusar da tua fragância, não é mesmo? 

Amigo é aquele que sofre junto, se alegra com tuas alegrias, se entristece com tuas tristezas, que compra tuas brigas, que te defende, que te protege e principalmente, que se cala quando tu precisas de silêncio pra pensar, cala mais permanece do teu lado, num gesto carinhoso de lealdade e silêncio, porque ele sabe que, naquela hora difícil, tu precisas ser ouvido, precisa que alguém tenha paciência contigo e te entendas, precisa de alguém do teu lado, perseverante.

A amizade não são palavras vãs, jogadas ao vento como aquelas que se encontram e soltam um AMIIIIIIIIGA, como tu estás linda hoje, e por dentro diz:  meu Deus que bruxa, como ela tá baranga hoje.... A amizade é aquela que diz: amiga não seria melhor você tirar essa calça? eu sei que tá na moda , mas não fica bem em você. Ou então aquele chapa que chega e diz: e aí meu velho que barriga é essa cara? Vamos bater uma bola, dar uma corridinha na praia. Tudo muito discretamente, não no sentido de humilhar a pessoa, mas naquele tom agradável e simpático que só os amigos verdadeiros conseguem expressar.

Amigos, todo mundo precisa, de pelo menos um, mas que seja verdadeiro, leal. Conheço amigos que são mais irmãos que teus próprios irmãos de sangue. Conheço amigos que funcionam como verdadeiros pais e conheço pais que não são amigos de seus filhos. Conheço filhos que não conversam com seus pais, ou esposas que não sabem ser amigas de seus maridos e não sabem o quanto perdem com isso...

Amigo, amor, amor-amigo, amigo-amor, sentimento lindo que não precisa de palavras para dizer: não posso tornar tua estrada mais leve, mas caminharei contigo, a teu lado e te levantareis quando caíres, e se caírmos, cairemos juntos, e ainda assim poderás olhar p'ro lado e dizer, obrigado, obrigado porque você veio, obrigado porque estás aqui, obrigado porque eu creio em ti, obrigado porque você crê em mim, pelo teu amor, obrigado meu amigo, obrigado minha amiga!

Um abraço de paz e luz!

Raimundo Freire.






3 comentários:

  1. "Amigo-amor e amor-amigo", pois amizade sem amor e amor sem amizade não passam de meros títulos e perda de tempo!

    Obrigada pela tua amizade!!

    Um abraço, Freire!!

    ResponderExcluir
  2. Autorizo a reprodução do texto, desde que citado o autor.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Esteja Com Alguém Assim

Que acredite nos teus sonhos e projetos, Quem não acredita nos teus sonhos, Não é digno de subir a bordo deles... Que já esteja de malas pro...

Postagens Mais Visitadas