sábado, abril 02, 2011

Desemburrecendo: Quem São Os Savants?

Um Savant é uma pessoa, geralmente, com problemas mentais, mais precisamente o autismo, que possuem habilidades espantosas para a ciência. Eles tem uma capacidade de memória estonteante, aliado a isso apresentam um QI elevadíssimo.
A Sindrome de Savant foi descrita em 1887 pelo mesmo cientista John Langdon Down que descreveu a Síndrome de Down. Os savants constituem 10% dos autistas ou, ainda, uma a cada duas mil pessoas que apresentam retardo mental.
Os savants podem decorar livros inteiros lendo-os uma única vez (Kim Peek, o mais famosos dos savants, já leu e decorou 12.000 livros, não contente, ele consegue ler duas páginas de um livro ao mesmo tempo, sendo uma com cada olho; Foi Kim Peek que inspirou o personagem de Dustin Hofman no filme Rain Main. Daniel Tammet sabe os primeiros 25.514 dígitos do númeral pi e aprendeu 11 idiomas só os ouvindo uma única vez).
Os savants são capazes de multiplicar "de cabeça" e com exatidão números gigantescos, além de serem capazes de decorar o calendário de séculos inteiros, todavia, como todo autista, não são capazes de se comunicar.
Não se sabe as causas dessa síndrome, mas os cientistas supõem que como o lado esquerdo do cérebro, responsável pela comunicação, nasce comprometido o lado direito responsável pela, leitura, memória e cálculo tenta compensar isso ao máximo.
O lado triste da história é que, embora tenham esse cérebro de computador, os savants não sabem o que fazer com todo esse conhecimento, não sabem pra que serve, já que não conseguem se comunicar com eficácia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Esteja Com Alguém Assim

Que acredite nos teus sonhos e projetos, Quem não acredita nos teus sonhos, Não é digno de subir a bordo deles... Que já esteja de malas pro...

Postagens Mais Visitadas