segunda-feira, junho 17, 2013

Crônica: Aceite As Pessoas Como Elas São



É tipico do ser humano dizer "não vou com a cara de fulana" ou "gostaria que ele fosse assim, ou assado". É aquele terrível, mas humano, defeito de julgar as pessoas conforme nossa própria ótica, conforme nossa visão de mundo. E saímos por aí nesse joguinho imbecil de dizer como as pessoas deveriam ser. Esquecendo-se que cada um de nós tivemos experiências diferentes, culturas diferentes, níveis de escolaridades diferentes, opiniões e gostos diferentes. Logo, conclui-se o quanto perdemos do nosso precioso tempo em não aceitar as pessoas como elas são.

Não seria mais prudente e sensato aceitar as pessoas como elas se apresentam, sem querer mudá-las? Com seus defeitos e virtudes, com suas dores e suas alegrias próprias. Cada um cuidando de sua vida, fazendo suas próprias escolhas e responsabilizando-se por elas. Já dizia o poeta "devia ter aceitado, as pessoas como elas são, cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração".

Aquela tua amiga prepotente que desfila com um carrão, só vive vestida na moda, ridícula , mas na moda; que só vive em festas, não a inveje é apenas uma criatura insegura que precisa mostrar por fora o que não tem por dentro. Você nem imagina quantas lágrimas aquela maquiagem esconde.

Aquele teu chefe teimoso e exigente, que pega no teu pé, que te desagrada. Sorria e siga em frente, ele está enfermo e nem sabe. Já parou pra pensar quantas responsabilidades pesam sobre os ombros dele? Já imaginou que ele nem dorme direito? Já notastes que ele quase nem tem tempo para a família, se tiver?

Aquele teu familiar ou aquela tua vizinha que só te traz problemas. Já parastes pra pensar que ela é infeliz em si mesmo? Que é portadora de conflitos que procura ocultar de todos? Que faz uma pose de indiferente, mas vive cheio de medos e recalques? Mantenha a tua paz de espírito e segue em frente, auxiliando quando puderes ou se te pedirem, mas não queira mudar a ninguém. As pessoas são o que escolheram ser. Você só pode mudar a si mesmo.

Quem te vê superficialmente não pode te julgar, não pode te analisar ou criticar. Todos nós temos uma batalha diária para enfrentar. Vamos então conceder aos outros o que queremos pra nós mesmos: a liberdade de ser o que se é, e não aquilo que pretendamos que sejam. Aceite as pessoas como elas são. Assim como você também gostaria de ser aceito.


Raimundo Freire.














quinta-feira, junho 13, 2013

Crônica: Quem Ama Não Precisa do Dia Dos Namorados



Incrível como os seres humanos precisamos de rituais em nossa vida. Por que esperar um ano inteiro, o tal do “dia dos namorados” para presentear a pessoa que você namora? Por que esperar o “espírito natalino” para perdoar aquela amiga mala que lhe magoou, ou aquele parente chato que não é feliz com a vida dele e não quer que você seja feliz com a sua?

Ora se você ama a pessoa que te namora não espere uma data específica para presenteá-la, presentei-a sempre, ou quando puder ou quando seu bolso permitir. Todo dia é dia de dar presente e quem não gosta de ganhar presente? E você já parou pra pensar que a alegria de presentear às vezes é maior do que ser presenteado?

Tudo bem se não é um presente caro, de grife. Lembre-se os melhores presentes não são os mais caros, mas aqueles dados de coração, sem oculto interesse, sem esperar retribuição, porque se o presente não for dado de coração, não é um presente é uma troca, é um negócio. E quem ama não negocia seus sentimentos. Quem ama já conhece a alegria de dar.

Freire, mas eu estou sem dinheiro. Tudo bem, os melhores presentes não são comprados, são feitos na criatividade de quem ama. Escreva um poema pra sua namorada. Ah! Mas eu não sou poeta... Apenas escreva, diga-lhe o que o seu coração tem a dizer, os melhores versos estão lá, guardados no coração sincero.

Não pode levá-la a um restaurante caro? Faça você mesmo uma comida especial para ela, tire-a da cozinha. Você não precisa ser um mestre cuca, mas quem ama sabe que o melhor tempero é cozinhar com carinho. Ofereça um vinho a ela, um champanhe. Se ela não bebe, faça uma sobremesa (nunca confie em uma mulher que não gosta de chocolate), faça ela se sentir especial. Se, e somente se, ela for especial.

Freire mas dinheiro não é problema. Cuidado meu caro, de que adianta você comprar um presente caro se você não a faz feliz? De que adianta uma Carmen Steffens se ela sofre porque você a trai? De que adianta presenteá-la com um Iphone se você a agride física e verbalmente? Cuidado, presente caro não é garantia que você não seja presenteado com um chifre.

Quem precisa de dia dos namorados é o comércio que precisa alavancar as vendas. Quem ama não precisa de um dia dos namorados. Pra quem ama, todo dia é dia dos namorados, todo dia é dia de tratar bem, de respeitar, de ser carinhoso. Todo dia é dia de ser gentil com a sua namorada. Se não podes comprar um presente, seja você um presente na vida dela. Faça isso, garanto que não vais te arrepender. Faça feliz quem te faz feliz.




Raimundo Freire

Postagem em destaque

Esteja Com Alguém Assim

Que acredite nos teus sonhos e projetos, Quem não acredita nos teus sonhos, Não é digno de subir a bordo deles... Que já esteja de malas pro...

Postagens Mais Visitadas