sexta-feira, março 18, 2011

Homenagem a Um Gênio

Pela segunda vez tive a oportunidade de ver em campo o senhor Ronaldo de Assis Moreira, 30 anos, mas conhecido como Ronaldinho, Ronaldinho Gaúcho, ou, ainda R10.
Fiquei impressionado ao ver repórteres, crianças, idosos, adolescentes, mulheres, ambulantes, policiais, bombeiros, flamenguistas e fortalezenses, isso mesmo, até torcedores do fortaleza se acotovelando para ver, tocar, tirar foto, aplaudir, pedir um autógrafo, enfim, reverenciar aquele jogador. Quando o ônibus que trazia a delegação do Flamengo chegou ao Estádio Castelão, foi uma correria. Uma multidão querendo ver e dar um simples "tchau" ao jogador...
Então fiquei me perguntando o porquê de todo aquele frisson, me questionei acerca do porquê das pessoas reagirem daquela forma, com aquela intensidade, com aquele extravasamento irracional de emoções, de verdadeira idolatria... Fiquei pensando nos demais jogadores, será que não sentem desprestigiados pelo fato do brilho daquela estrela ofuscá-los e eles passarem, simplesmente, em branco, como se nem estivessem lá?
Não demorou muito e obtive a resposta: Ronaldinho Gaúcho é um gênio.
Bastaram alguns toques na bola para constatar a elegância, o jeito especial de bater na bola, a afinidade e a intimidade que ele tem com a sua deusa: a bola. E ela se entrega docemente aos seus caprichos, vai exatamente aonde ela manda, milimetricamente, a bola procura por ele, como diz a expressão popular.
Os seus companheiros de clube não se sentem como figurantes do espetáculo, ao contrário, se sentem privilegiados de fazer parte daquela equipe liderada por aquele ser habilidoso, que faz parecer ser fácil jogar futebol naquele nível.
Os adversários o respeitam e reconhecem nele um gênio criativo, capaz de decidir uma partida em um lance, ou ainda de criar uma jogada impensável, mágica, que deslumbra a todos. lembro-me que no primeiro gol do Flamengo ele estava cercado por três adversários que o marcavam impieodasamente, isso mesmo, colocaram 03 jogadores para marcá-lo, e ele com uma trivela, consegue encontrar Tiago Neves sozinho dentro da pequena área e este, por sua vez, ajeita para Renato Abreu soltar a bomba em direção ao gol.
A torcida rubronegra vai ao delírio e a torcida fortalezense fica em um silêncio respeitoso de admiração pela bela jogada. O prodigioso Ronaldinho arrasta multidões aos estádios, aumenta a já maior torcida do mundo, as camisas do Flamengo estão vendendo como água, os patrocinadores brigam pela primazia de patrociná-lo. Novamente me peguei refletindo: agora eu sei porque você ganha um milhão e meio de reais por mês...
O gênio, do latim genius, significa um "ser especial que lidera uma coletividade a grande conquistas", então ronaldinho esse nome cai como uma luva em você: gênio da bola, artista que pinta com cores mágicas a emoção de belas jogadas na tela verde dos gramados brasileiros. Um brasileiro, orgulho de uma nação, camisa 10 com dna de Pelé, Rivelino, Canhoteiro, Gérson e Garrincha.
Parabéns Zico, tua camisa 10 está em boas mãos, nas mãos de um gênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Esteja Com Alguém Assim

Que acredite nos teus sonhos e projetos, Quem não acredita nos teus sonhos, Não é digno de subir a bordo deles... Que já esteja de malas pro...

Postagens Mais Visitadas