terça-feira, março 05, 2013

Sugestão de Leitura: O Menino do Pijama Listrado



Acabei de ler e recomendo ao extremo o livro O Menino do Pijama Listrado, do escritor irlandês  John Boyne , editado pela Companhia Das Letras. São 200 gostosas páginas que narram a saga de Bruno, filho de um oficial nazista que comandava o campo de concentração de Auschwitz na Alemanha, e de Schmuel um menino judeu que é prisoneiro neste mesmo campo de concentração dirigido pelo pai de Bruno.

O pano de fundo do enrredo é a segunda grande guerra mundial e os horrores cometidos nos campos de concentração nazista visando a "solução final" ou o extermínio dos judeus. O pai de Bruno, por conta da guerra, é transferido de Berlim para comandar um campo de concentração (Auschwitz).

A casa que Bruno vai morar é próxima ao Campo de concentração e Bruno acredita que aquele local visto da janela de seu quarto é uma fazenda onde vivem estranhos fazendeiros que passam o dia inteiro vestidos de pijamas listrados.



Bruno desconhece a triste realidade dos campos de concentração e é proibido por sua mãe de visitá-lo, porém bruno escapa e acaba fazendo amizade com Schmuel através da cerca que separa aqueles dois mundos tão diferentes. Bruno é um menino saudável, bem vestido e bem nutrido ao passo que Schmuel é mal nutrido, só veste o roto uniforme dos campos de concentração. Mas, entre ambos existe uma coisa em comum, a idade de 09 anos e a inocência de duas crianças que desconhecem os horrores praticados em uma guerra.

O livro é verdadeiro poema sobre a amizade e narra as atrocidades da guerra vistos pelo ângulo de duas crianças de nove anos que sempre buscam justificativas e procuram atenuar e explicar de modo positivo o que está ocorrendo. As crianças desenvolvem uma genuína amizade, sem preconceitos raciais, amizade esta que vai modificar a vida de todos irremediavelmente. Preparem vossos lenços o final é inacreditável e surpreendente.


Raimundo Freire.

Um comentário:

  1. Filme interessante principalmente por mostrar um outro lado da guerra. Grandes atuações. Filme forte e emocionante...... Lindo,lindo,lindo demais.É um daqueles filmes que nos faz pensar em quão bom é ter amigos em que possamos confiar,Mostra a bela amizade entre o Alemão Asa Butterfield e o menino Judeu.Um grande filme,chorei muito..bjs

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Esteja Com Alguém Assim

Que acredite nos teus sonhos e projetos, Quem não acredita nos teus sonhos, Não é digno de subir a bordo deles... Que já esteja de malas pro...

Postagens Mais Visitadas