terça-feira, maio 29, 2012

Desemburrecendo: Qual é a Profissão Mais Antiga do Mundo?



Diferentemente do que diz a sabedoria popular, a primeira profissão humana foi a de cozinheiro - e não a de prostituta. É o que diz um estudo publicado pela Universidade de Havard. 

O raciocínio é o seguinte: se a prostituição surgiu quando uma ancesttral nossa ofereceu sexo em troca de comida ou abrigo, já havia coletores e guerreiros para protegê-la. "É certo que os caçadores vieram antes que os fazendeiros, provavelmente os coletores de alimentos são ainda mais antigos", afirma Patrick Geary, historiador da Universidade da Califórnia.

Ainda assim, outras espécies de animais também coletam alimentos, caçam e se prostituem - comportamento observado em outros primatas. Cozinhar teria sido, porém, o primeiro ofício exclusivo do seres humanos. A atividade teria surgido há dois milhões de ano com o homo erectus.

Entre eles já havia a especialização no preparo dos alimentos, como comprovam os utensílios encontrados perto dos fósseis da época. "Além de ser a primeira profissão, é também aquela que nos definiu como espécie". Defende Chris Organ, biólogo de Havard, um dos coautores do estudo.


Fonte: Energetic Consequences of Thermal and Nothermal Food Processing, publicado na revista acadêmica Proceedings Of The National Academy of Sciences.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Esteja Com Alguém Assim

Que acredite nos teus sonhos e projetos, Quem não acredita nos teus sonhos, Não é digno de subir a bordo deles... Que já esteja de malas pro...

Postagens Mais Visitadas