terça-feira, agosto 28, 2012

Desemburrecendo: O Que Foi o "Domingo Sangrento"?



Foi uma passeata civil na cidade de Derry, em 30 de janeiro de 1972, na Irlanda do Norte, violentamente reprimida pelas autoridades britâncias, deixando 13 mortos e 14 feridos. Os manifestantes protestavam contra a política britânica de prender, sem julgamento, qualquer pessoa suspeita de fazer parte do IRA (Exército Republicano Irlandês), grupo terrorista que luta pela independência da Irlanda do Norte.

Esse território (Irlanda do Norte), que possui uma expressiva minoria católica, faz parte do Reino Unido, que é protestante. O conflito vem de longa data, os primeiros protestantes foram introduzidos na região no século XVI pelo rei Henrique VIII, o que obrigou os católicos a se refugiarem no norte. O problema se agravou quando a República da irlanda ( do sul) se tornou independente, no século 20, mas o norte continuou sob domínio britânico.

A música "Sunday bloody Sunday" (1983), do grupo irlandês U2, teria sido inspirada por este evento histórico. Nos shows Bono Vox a canta empunhando uma bandeira branca.

Fonte: Folha de São Paulo, Jornal do Brasil, BBC, Britânica Online, Revista Mundo Estranho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Esteja Com Alguém Assim

Que acredite nos teus sonhos e projetos, Quem não acredita nos teus sonhos, Não é digno de subir a bordo deles... Que já esteja de malas pro...

Postagens Mais Visitadas