sábado, junho 18, 2011

Carta De Um Pai Ao Professor De Seu Filho



Caro professor,

Meu filho terá de aprender que nem todos os homens são justos, nem todos são verdadeiros, mas por favor diga-lhe que, por cada vilão há um herói, que por cada egoísta, há também um líder dedicado, ensine-lhe por favor que por cada inimigo haverá também um amigo.

Ensine-lhe que mais vale uma moeda ganha que uma moeda encontrada, ensine-o a perder mas também a saber gozar da vitória, afaste-o da inveja e dê-lhe a conhecer a alegria profunda do sorriso silencioso, faça-o maravilhar-se com os livros, mas deixe-o também perder-se com os pássaros do céu, as flores do campo, os montes e os vales. 


Nas brincadeiras com os amigos, explique-lhe que a derrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa, ensine-o a acreditar em si, mesmo se sozinho contra todos. Ensine-o a ser gentil com os gentis e duro com os duros, ensine-o a nunca entrar no comboio simplesmente porque os outros também entraram.

 Ensine-o a ouvir a todos, mas, na hora da verdade, a decidir sozinho, ensine-o a rir quando esta triste e explique-lhe que por vezes os homens também choram. Ensine-o a ignorar as multidões que reclamam sangue e a lutar só contra todos, se ele achar que tem razão.

Trate-o bem, mas não o mime, pois só o teste do fogo faz o verdadeiro aço, deixe-o ter a coragem de ser impaciente e a paciência de ser corajoso. Transmita-lhe uma fé sublime no Criador e fé também em si, pois só assim poderá ter fé nos homens. Eu sei que estou a pedir muito, mas veja que pode fazer, caro professor.

Abraham Lincoln, 1830

7 comentários:

  1. Não consigo parar de ler esta carta, espero que gostem! O texto é atribuído ao presidente americano Abraham Lincoln. Provalvemente não o seja, mas que é a carta de um pai muito sábio, isso eu não tenho dúvidas.

    ResponderExcluir
  2. Excelente leitura como todas que são publicadas no blog, mais uma vez parabéns. Capitão Joselito Mendes, http://joselitomendes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Como seria muito construtivo se todos os conteúdos da internet fossem no formato desse blog, familiar, educativo, poético, espiritual, tudo de bom.
    Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Agradeço aos comentários, mesmo anônimos, o blog não abre mão da qualidade e da utilidade dos textos, primamos pela cultura, e por assuntos que possam ser lidos, e refletidos, por leitores todas as idades. Um grande abraço de paz e luz. Continue contribuindo com seus valiosos comentários!!

    ResponderExcluir
  5. É uma linda carta não foi Abraham Lincoln quem a escreveu ....
    *A autoria da carta é atribuída a Abraham Lincoln na Internet.
    **Não poderia ser, pois a carta está datada de 1830.
    ***Lincoln tornou-se pai após ter se casado com Mary Todd, em 1842.

    ResponderExcluir
  6. Observações :
    "A autoria da carta é atribuída a Abraham Lincoln na Internet.
    Entretanto, no site do prof. Roger Norton (http://rogerjnorton.com/Lincoln2.html ), um dos melhores sobre Lincoln o 16º presidente dos Estados Unidos e uma das maiores figuras da história Americana, o prof. Roger afirma:
    “Eu tenho mais de 280 livros de Abraham Lincoln, incluindo "As Obras Completas de
    Abraham Lincoln", e a carta não é mencionada em nenhum deles.
    Não há fonte segura para dizer-se que seja de sua autoria. É uma belíssima carta, mas não foi Lincoln quem a escreveu. É uma falsa afirmação.” Além do mais, a carta está datada de 1830.
    Como Lincon poderia ter escrito ao professor de seu filho se, nessa altura, não tinha filho?
    Lincoln tornou-se pai após ter se casado com Mary Todd, em 1842.
    O texto da carta deve servir como guia a ser aplicada em todas as famílias, para se buscar uma educação mais atuante, saudável e consciente, para o engrandecimento da humanidade e de uma nação.
    A carta expressa uma verdadeira filosofia de vida, deve ser lida e relida para se fazer uma
    profunda reflexão sobre o seu conteúdo."

    ResponderExcluir
  7. http://www.outorga.com.br/pdf/Artigo_356_Abraham_Lincoln.pdf

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Esteja Com Alguém Assim

Que acredite nos teus sonhos e projetos, Quem não acredita nos teus sonhos, Não é digno de subir a bordo deles... Que já esteja de malas pro...

Postagens Mais Visitadas