terça-feira, maio 24, 2011

Crônica: Parem de Estuprar a Língua Portuguesa



O livro "Por Uma Vida Melhor", da coleção "Viver, Aprender" de autoria da imbecil professora Heloísa Campos e, pasmem, distribuído pelo MEC - Ministério da Educação e Cultura aos alunos do ensino fundamental das escolas públicas, considera aceitável erros de concordância como, por exemplo, "nós pega o peixe", desde que expressos em linguagem verbal.

Ora, a idéia que que erros gramaticais podem ser aceitos na linguagem falada equivale a se ensinar matemática e permitir que se fale que dois mais dois é cinco, desde que se escreva o correto: que dois mais dois é quatro. É por demais óbvio que o ensino do português não é uma ciência exata, mas possui regras que a embelezam e a tornam tão rica e diversificada.

O mais grave é que tal pérola da lingua portuguesa está sendo distribuído para toda a rede pública  de ensino fundamental, ou seja, são aproximadamente 500.000 brasileirinhos que estão indo a escola para aprender que o errado está certo, desde que pronunciado. Logicamente as escolas particulares, que presam pela qualidade de ensino, não aceitaram e nem adotaram tal disparate. Resumindo, o MEC deu um jeito de aumentar ainda mais a já astronômica distância entre o aluno da escola pública e o aluno da escola particular.

Por que se vai à escola? Para aprender é a resposta natural. Então p'ra que ir a escola se lá você vai desaprender? Qual o objetivo do MEC? formar uma legião de alienados sem a menor oportunidade de chegar à Universidade? Negar a milhares de alunos a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho? Formar cidadãos incompletos, de segunda categoria? Você colocaria seu filho em uma escola p'ra ver ele chegar em casa e dizer: "Mãe, os pessoal falou"?

Alguém duvida que este meio milhão de alunos está ingressando em uma "idade das trevas" instiucionalizado? O Ex-ministro da educação Cristóvão Buarque foi muito feliz quando definiu essa situação como um verdadeiro "apartheid linguístico", ou seja, de um lado os alunos da escola particular, ricos e bem instruídos do outro os alunos da rede pública, pobres e alienados.

Falar correto é um primeiro passo para se escrever corretamente. O que o MEC quer é permitir que se fale errado, desde que se escreva correto. Esqueceram-se que o escrever é um complemento natural do falar, se uma criança é condicionada a falar errado, como exigir que ela escreva correto? O pensar-falar-escrever é um processo interdependente, não pode ser dissociado. O falar e o escrever jamais serão vizinhos que não se falam.

A língua é um elemento de unificação nacional, é através dela que nos reconhecemos como nação. É a língua portuguesa que nos permite dizer esse é brasileiro, aquele é argentino. Por favor não utilizem a língua para separar, ainda mais, as pessoas neste país. Não separem nossa nação entre duas classes de cidadãos: a dos que falam corretamente e terão oportunidades de ascenção social e a dos que não merecem falar corretamente, porque o governo os alienou dizendo que o errado está certo.

Não bastasse o prejuízo cultural, ainda resta o prejuízo econômico ao país, ou alguém ignora que foram gastos milhares e milhares de reais para a produção, confecção e distribuição desse lixo material didático? Qual o objetivo dessa campanha governamental de emburrecer a juventude desse país? Por que permitir que o aluno fale como Lula e exigir que ele escreva como Carlos Drumond de Andrade?

O ano passado 80% da população do país não leu um livro sequer e agora o governo federal ainda quer incluir livros que ensinam o errado? Acho que o objetivo é alienar ainda mais os eleitores, ganhar a eleição, bater no peito e dizer "é nóis companheiro".

Um abraço de Paz e Luz!

Raimundo Freire.






2 comentários:

  1. Sr. Raimundo Freire, como professora da UFMA, gostaria de externar meu abraço ao Senhor e a seu texto. Esse livro é uma excrescência na pedagogia nacional, um absurdo com consequências funestas a médio e longo prazo,não só para a educação mas para todo o arcabouço econômico e cultural do Brasil. Como educadora jamais pensei em pronunciar esse tipo de enunciado: esse é um livro DESNECESSÁRIO!!!!

    ResponderExcluir
  2. Jadson Oliveira Nunes25 de maio de 2011 às 16:29

    Acredito que a professora que escreveu o livro foi mal interpretada, o que ela quer é que as pessoas que falam errado na linguagem coloquial não sejam discriminadas porquanto dessa forma de se expressar,ela não desfez nehuma regra gramatical, todas continuam valendo.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Esteja Com Alguém Assim

Que acredite nos teus sonhos e projetos, Quem não acredita nos teus sonhos, Não é digno de subir a bordo deles... Que já esteja de malas pro...

Postagens Mais Visitadas