domingo, março 11, 2012

Sugestão de Leitura: A Atriz.



Acabei de ler e recomendo o livro A Atriz, de Mônica de Castro, Editora Vida a Consciência. A história se passa nos anos 30 e tem como protagonista a vedete do teatro de revista Tália Uchoa. Nascida Amelinha, Tália era uma adolescente pobre do interior paulista que fora vítima de estupro aos 13 anos.

Odiada pela própria mãe, Amelinha é mandada embora de casa para morar na casa de uma tia, Janete, que a maltratava e a obrigava a se prostituir, caso contrário ficava dias sem comer. Acontece que Amelinha conhece Mauro, o grande amor de sua vida, e foge com ele para o Rio de Janeiro cidade aonde vai descobrir seu talento como atriz do teatro de revista, tornando-se uma mulher muito rica, agora com o nome artístico de Tália Uchoa.

Com o advento da segunda grande guerra mundial, Mauro é enviado à Europa para lutar para lutar pela Força Expedicionária Brasileira na Itália. Com a vitória doas aliados Mauro é dado como desaparecido e Tália, sofre por cinco anos com a perda de seu grande amor. Acontece que Mauro na verdade não chegou a morrer, foi socorrido por uma italiana com quem veio a se casar e nunca mais voltou ao Brasil.

Amargurada com sua perda, Tália resolve se casar com Honório Diretor da Companhia de Teatro, com quem tem uma filha. Todavia, não consegue esquecer seu grande amor, Mauro,  e começa a trair Honório com vários amantes. Cansada da fama, do assédio, da fortuna e dos amantes, Tália compra uma casa simples no interior de minas e resolve se isolar de todas as pessoas que conhece.

É na humildade da casa simples de Minas, morando sozinha, que Tália vai descobrir que nada acontece por acaso e que tudo que se planta um dia terá que ser colhido... A verdade baterá à porta de Tália Uchoa.


Raimundo Freire.

3 comentários:

  1. Estou lendo é muito bom. Recomendo. Bem eu sou suspeito adoro os livros da Monica de Castro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. A mônica realmente escreve muitíssimo bem.

      Excluir
  2. Eu gostaria de saber se a Talia realmente existiu !!?? Alguém pode me ajuda pelo amor de Deus

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Esteja Com Alguém Assim

Que acredite nos teus sonhos e projetos, Quem não acredita nos teus sonhos, Não é digno de subir a bordo deles... Que já esteja de malas pro...

Postagens Mais Visitadas