sexta-feira, dezembro 30, 2011

Crônica: Ano Novo Vida Nova?



Incrível a humana capacidade de se auto-ludibriar com algumas "tradições" ou seria melhor dizer supertições do reveillón? E tome roupa branca pra que o ano novo seja "repleto de paz", e tome roupa amarela para "atrair" ouro, dinheiro fortuna. E haja correria atrás de uma calcinha vermelha nova para conquistar uma grande paixão (acho que ficar sem calcinha dá mais resultado). Agora, para garantir mesmo você tem que comer lentilhas, morder uma romã e pular sete ondas... Quanta bobagem...

Quer dizer que se eu vestir preto vou garantir um ano novo cheio de eclipses solares? E todas as pessoas que moram em Timon ou no seu bairro mais famoso (Teresina) e não vão poder pular as malditas sete ondas vão ter um ano infeliz? E os homens que vestirem roupa rosa vão passar o ano cantando "I Will Survive" da Glória Gaynor e vão se transformar em "morde-fronha"?

Todo ano a cena se repete: a partir do ano que vem eu começo fazer dieta, a partir do dia 01 de janeiro vou fazer aquela viajem que tanto queria, vou começar uma faculdade, vou começar a estudar pro vestibular, vou comprar um carro novo. Desse ano não passa, agora eu caso.... Como é cômodo deixar tudo pra depois né? Quantas dessas promessas não vão acabar antes mesmo do carnaval de 2012 chegar (principalmente a de casar)?

Mas, Freire, o ano novo é uma oportunidade de mudança... Concordo, mas não se faz uma no novo, ou coisas novas com atitudes velhas. Você acha que terá realmente um ano novo com as mesmas atitudes que teve no ano que se vai?

É importante que se sonhe, que se faça planos, mas o mais importante que fazer planos é planejar. Primeiro é necessário que se faça uma reflexão sobre o ano que passou: quais foram os erros cometidos? quais foram os acertos? O que deve ser mudado? A partir daí, sim, estabelecer objetivos, metas e sobretudo, prazo.

O grande problema é que enquanto os planos estão no imaginário tudo é possível, então a pessoa estabelece muitos objetivo ou ainda objetivos inatingíveis, estabelece que vai perder 20 kg ( não seria mais viável perder 05 Kg?). Pra piorar incorremos no erro de "deixar pra depois"... Já parou pra pensar que toda dieta começa em uma segunda-feira? Que todo projeto de faculdade começa no "2º semestre"?

Você quer realmente que o ano vindouro seja de realizações? Então surpreenda-o e faça ele começar agora, não deixe pra depois, faça agora, não empurre com a barriga. Matricule-se na academia agora, estude pro vestibular agora, diga que ama agora, peça perdão agora, pague sua dívida agora (ou pelo menos parcele e comece  a pagar), comece uma poupança agora, assim você vai poder fazer aquela viagem ou comprar aquele carro.

Sobretudo, seja honesto consigo mesmo, não trace objetivos que você sabe que não irá alcançá-los, não minta para si mesmo. Mude-se, reinvente-se, reprograme-se, mude de opinião, comece do zero e seja feliz. Ou então, nesse reveillón, vista uma camisa com todas as cores do universo quem sabe uma delas dá certo (só tome o cuidado pra não vestir uma camisa arco-íris, ser confundido com um homossexual, e ser espancado quando tiver pulando as ondinhas).


Feliz 2012 e um abraço de paz e luz!


Raimundo Freire. 






2 comentários:

  1. Meu querido, quanta sabedoria!
    Mais uma vez me surpreende!
    Começarei minha dieta agora mesmo!
    kkkkkkkkkk
    Um feliz 2012 pra você!

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKKK!
    Obrigado BIG!
    Também já comecei a minha!
    Bjs!

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Esteja Com Alguém Assim

Que acredite nos teus sonhos e projetos, Quem não acredita nos teus sonhos, Não é digno de subir a bordo deles... Que já esteja de malas pro...

Postagens Mais Visitadas