segunda-feira, abril 28, 2014

Sugestão de Leitura: Napoleão, Uma Vida




Acabei de ler, e recomendo, o livro Napoleão: Uma Vida, do biógrafo inglês Vincent Cronin, publicado pela Editora Amarilys. Uma deliciosa biografia de 486 páginas que mostra menos o lado "mito" e mais o lado "homem" de Napoleão Bonaparte, o maior gênio militar da história da Humanidade.

O livro faz uma abordagem histórica e intimista da inacreditável trajetória de Napoleão que nasceu em Ajaccio na ilha da Córsega.  Napoleão era um rato de biblioteca, dono de uma memória prodigiosa e uma confiança inabalável na própria capacidade de liderança.

Aos nove anos ingressou na Academia Militar de Paris, aos dezesseis já era 2º Tenente e aos 25 já era General. Com a inigualável destreza militar e suas táticas de guerra, vieram as conquistas na Itália, Áustria, Egito, Rússia, Prússia, Holanda, Polônia, entre outras. Napoleão conquistou quase toda a Europa, e a maioria de suas conquistas foram com exércitos menores e menos equipados, suas vitórias foram conquistadas por sua poderosa estratégia. E por sua famosa capacidade de inspirar confiança em seus subordinados.

Recebido como herói da França, com a confiança dos políticos e maciço apoio popular, Napoleão chegou ao cargo de Imperador da França em plena Revolução Francesa. Implantou a primeira constituição francesa, Código Penal, Código Civil, separou a Igreja do Estado, criou inúmeras universidades, bibliotecas e implantou um sistema educacional que dura até os dias de hoje na França, e aumentou em 10 vezes o produto interno bruto da França.

Traído por um de seus generais, foi exilado na ilha de Elba. Realizou uma inacreditável fuga da ilha, e reconquistou a França mais uma vez, cidade por cidade. Derrotado pelos ingleses na Batalha de Waterloo, foi exilado mais uma vez, só que na inóspita ilha de Santa Helena, vigiado por um Batalhão, até o dia de sua morte aos vítima de uma câncer no estômago, aos 51 anos.

É uma leitura imperdível!



Raimundo Salgado Freire Júnior.

sábado, abril 26, 2014

Prosa Poética: Beijar Você Nunca é Má Ideia



Beija minha boca.
Beija com sofreguidão
Beija como quem beija a vida
Beija, possui, meus lábios
Beijo? Só o teu minha querida
Me suga me abre o chão
Me beija com todos os lábios
Me molha com o teu tesão
Beija minhas palavras
Me beija com insanidade
Me beija na insana idade
Me rouba o juízo a razão.
Lambe minha língua portuguesa
Faz concordância verbal  na minha língua
Conjuga o verbo querer
Em cima do meu objeto direto
Abre tua boca, abre teu corpo
Me mostra teus predicados
Faz sintaxe no meu coração
Me beije até sem motivo
Me beije até no olho
Me beije só por beijar
Teu beijo me deixa vivo
Beijar você é sonhar.

Raimundo Salgado Freire Junior.

sexta-feira, abril 25, 2014

Descobertas



Hoje,
Atravessei a porta da minha consciência
E percebi quão tristes e voluntariosas
São as minhas concepções de saudades.
Reencontrei,
Na chama da sua lembrança,
A força e a vida de um sentimento
Arguto, permanente e ocioso
Que se alimenta da solidão do meu ego.
Forte,
Busquei a cura,
A vacina para este mal,
Adensei os meus valores
Corrigindo sensações e avaliando respostas...
Fraca,
Desci a estrada do inconformismo
Por não poder trazê-lo à eternidade
E a solidão se fez mais forte,
Rasgando as minhas defesas,
Fazendo-se imune à reação do meu espírito.
Hoje,
Atravessei a porta da minha consciência
E percebi quão insólito e inescrupuloso
É o amor que sinto por você.

Amélia Rodrigues (1861-1926)


quinta-feira, abril 24, 2014

CARTA AOS ASPIRANTES 2014: Aspirante, Seja O Nome Do Teu Nome!



Após quatro de anos de batalhas diárias no esforço denodado para aquisição de conhecimentos técnico-científicos e da preparação física e psicológica para o exercício da nobre profissão que escolhestes, é gratificante vê-los transpondo os umbrais que conduzem ao Aspirantado.
É chegada a hora de colher os frutos de vossa árdua semeadura, de ostentar com orgulho a almejada estrela de Aspirante, estrela que fora dourada diariamente com as cores da dignidade, honradez, lealdade e da justiça; é chegada a hora de colocar em vossas cabeças a coroa de louros dos heróis olímpicos, de passar para a próxima geração a cautela do espadim Tiradentes e envergar com incontido orgulho a espada, símbolo máximo do oficialato.
Todavia, ser-nos-ia lícito nesse momento de confraternização e de deleite festivo exorta-vos: ASPIRANTE, SEJA O NOME DO TEU NOME.  Comandar é, antes de tudo, ser um homem de bem, uma mulher de bem. Comande pela pedagogia do exemplo. Não se conforme em ser um mero chefe, seja um líder, seja o primeiro cumpridor das determinações que emanares. Não se divorcie do estudo, não se contente com apenas o título acadêmico de Bacharel em Segurança Pública, busque novos conhecimentos busque uma especialização, um mestrado, um doutorado; a educação é processo formativo continuado de ensino-aprendizagem que vos propiciará ferramentas para exercer a cidadania plena.
Aspirante, não te deixes levar pelo brilho do teu uniforme de Oficial, que brilhe antes o vosso caráter, a vossa justiça e o sentimento do dever cumprido. Teu coturno e tua farda devem estar sempre limpos e alinhados? Sim, mas, o mais importante é que tuas mãos estejam sempre limpas e tua consciência alinhada com a justiça. Jamais humilhe teus subordinados, lembre-se que os fortes foram feitos fortes para proteger os fracos. Da mesma forma, não te permitas ser humilhado por teus superiores, não abra mão do respeito próprio.
 Trate a todos com respeito e consideração. Assuma a responsabilidade por tuas decisões, não permita que outrem decida naquilo que te cabe decidir. Defenda teu subordinado até a última instância se ele este estiver ao lado da razão, não coadune jamais com a injustiça. De igual modo, não deixe de corrigi-lo quando este claudicar no exercício da profissão, todavia o faça sem esqueceres do cunho pedagógico da punição disciplinar. A punição é o último, não o primeiro recurso a ser empregado.
Tenha a sabedoria de ouvir. Não rejeites o valor da experiência daqueles que te antecederam e, sobretudo, daqueles que te circundam nos afazeres diários. Não engavete uma ideia ou um projeto porque ela não partiu de ti, as ideias mais geniais da história humana foram as mais simples. Aprenda a motivar tua equipe, saiba identificar o que cada um tem de melhor e utilize esses talentos para soerguer o nome da Unidade em que servires.
Antes, e acima de tudo, coloquem Deus nas suas vidas. Entreguem a Ele os teus caminhos. Não matem, mas também não morram. Não provoquem, mas também não corram. Não tomem decisões de cabeça quente, sejam prudentes no falar. Quando necessário, sejam firmes e enérgicos, mas lembre-se que você pode ser viril sem ser violento. Lembrem-se que alguns de vós poderão tombar no caminho, mas tombem de cabeça erguida. Na dúvida faça o certo, mais saiba que às vezes é preciso ter muita coragem para fazer o que é certo. Sejam para suas famílias o que vocês já são para nós outros: o orgulho da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias.
Que Deus vos abençoe, vos ilumine e vos proteja!

São Luis-MA, 02 de maio de 2014

Major QOPM Raimundo Salgado Freire Júnior
Subcomandante da APMGD
majorfreire@gmail.com


segunda-feira, abril 21, 2014

Prosa Poética: Solfejando Com as Palavras



Minha queridona
Queria minha dona
Queria te, minha, dona
Dona me queira ir
Dona ia me querer?
Iria querer-te dona
Dona do meu querer
Dona, minha querida
Te quero muito dona
Quero ser dono
 Da minha dona
Queira ser minha dona
Queira ir na minha
Te quero minha dona
Minha querida
Minha querida dona
Dona queira ser minha
Minha dona querida
Minha queridona.


Raimundo Salgado Freire Júnior

quarta-feira, abril 16, 2014

Origem dos Ditados Populares: "Cutucar a Onça Com Vara Curta"



Cutucar a onça com vara curta significa provocar alguém, deixá-lo irritado, desafiá-lo, correr perigo. A expressão originou-se no começo do século 19. Carlota Joaquina, esposa de Dom João VI, era conhecida entre os lacaios pela alcunha de "Dona Onça".

Por sua vez, D. João VI era famoso por ter o pênis pequeno o que deixava Carlota Joaquina extremamente irritada, quando o imperador a "procurava" na cama. Famosa por seus vários amantes, todos escravos africanos, Carlota Joaquina ficava extremamente furiosa por ter que encarar a "amostra grátis" de Dom João VI.

Daí nasceu a expressão "Cutucar a onça com a vara curta"!


Fonte: PRATA, Mário. Mas será o Benedito?. Editora Globo. Rio de Janeiro: 2009.

quarta-feira, abril 09, 2014

Nota de Esclarecimento da Família



A família do Cadete THIAGO ANTONIO DE FERRO CASTRO, que perdeu seu filho no dia 04/04/ 2014 num acidente de carro, vem esclarecer à população em geral e em particular à Policia Militar do Maranhão, que quaisquer que sejam as inverdades que foram ou que ainda forem divulgadas em blogs sensacionalistas sobre a possível falta de apoio da corporação militar à família do referido cadete, é de inteira responsabilidade dos responsáveis por esses blogs que serão processados na forma da lei, deixando a nossa família muito magoada com a forma que esta sendo utilizada a imagem de seu filho querido para denegrir a imagem da Policia Militar do Maranhão, e vem a público agradecer a todo o apoio que foi dado e que ainda continua sendo dado pela Policia Militar do Maranhão a toda família do estimado cadete, que já fora tratado mesmo com seu pouco tempo de academia, como um oficial daquela corporação, deixando assim nada a reclamar da POLICIA MILITAR DO MARANHÃO.

São Luis., 07 de Abril de 2014
Antonio Carlos Pinheiro Castro e Carolina Elisa Campos Ferro
PAIS do Cadete Thiago Antonio Ferro Castro

segunda-feira, abril 07, 2014

Nota de Esclarecimento



Por dever de justiça e de cidadania o corpo de oficiais da Academia de Polícia Militar "Gonçalves Dias" (APMGD) vem a público manisfestar seu repúdio contra texto publicado na versão digital do "Jornal Pequeno", no blog do "John Cutrim", às 11:32 horas, no dia 05/04/2014, intitulado "Carta Reveladora de um Cadete da PMMA".

O texto está repleto de inverdades, de acusações injustas e levianas feitas contra a pessoa do Tenente Coronel Carlos Augusto Furtado Moreira, Comandante da APMGD, escolhido por unanimidade pelo Conselho de Coronéis da PMMA para ser o gestor daquela Instituição de Ensino Superior.

Produzido de forma covarde e sorrateira, pois anônima, a infeliz carta acusa o Tenente Coronel Furtado de insensibilidade ante o trágico e prematuro falecimento do saudoso e querido Cadete Thiago Antônio Ferro Castro, o que absolutamente não coaduna com a veracidade dos fatos.

Lamentamos a atitude de uma pessoa mesquinha que se diz policial e que aproveitou-se de um momento de dor extrema para a família gonçalvina e, sobretudo para a família do Cadete recém falecido, para semear difamação e calúnia, isto sim uma evidente demonstração de insensibilidade e desrespeito com a memória do cadete Ferro. Memória que devia ser reverenciada e não conspurcada por uma carta abjeta.

Assim como no mundo real, o mundo virtual está contaminado por pessoas mesquinhas, recalcadas, infelizes, amarguradas, que passam a eleger alvos inocentes para destilar e compensar, em uma espécie de catarse, a frustração de suas existências miseráveis.

Desta forma, usam as redes sociais, os blogs, como veículo para vociferar ofensas, palavras de calão, injustiças, inverdades. Acabam deixando claro para todos sua pouca cultura, seu português sofrível e a futilidade de seus argumentos. Como Jesus determinara outrora, "a boca fala do que está cheio o coração"...

A Lei maior do Brasil assegura a liberdade de expressão, todavia não assegura a quem não assume suas opiniões. A própria Lei determina que o exercício da liberdade de expressão implica na responsabilização por injúrias e difamações perpetradas, sendo assegurado o direito de resposta proporcional ao agravo, além de indenização material, moral ou à imagem.

A Constituição Federal proíbe taxativamente o anonimato. Com efeito, o anonimato é uma forma torpe e vil de pronunciar-se uma acusação. Quem o faz não assume o que disse, revelando terrível vício moral, típico de quem não tem coragem, não é Homem na verdadeira acepção da palavra, não é sequer um cidadão, pois se assim o fosse, formalizava suas supostas acusações e as encaminhava aos órgãos competentes, seja à Corregedoria da PMMA, seja ao Ministério Público.

O anonimato além de ato covarde, estimula as opiniões fúteis, os comentários estabanados, sem ensejar que a vítima de tal vilipêndio possa insurgir-se contra o autor, o que por si só já nos esclarece acerca da baixeza moral e a falta de autoridade de quem escreve denúncias anônimas.

O blogueiro que acolhe e publica denúncia anônima, sem sequer verificá-la, sem ouvir a parte acusada, concede ao anônimo uma credibilidade indevida. Um cidadão honrado não precisa esconder-se sob o véu do anonimato para atacar a conduta de um homem competente e trabalhador. É muito mesquinho dizer que o Tenente Coronel Furtado teve mal procedimento se não se permite a possibilidade do acusado esclarecer as informações, exercer um direito fundamental num Estado Democrático de Direito, que é o direito à defesa e ao contraditório.

Já é entendimento consolidado pela jurisprudência que se o site que publicou a ofensa não colaborar com o agredido, tirando a mensagem ofensiva do ar e não guardar os registros que possam levar à identificação do autor das ofensas, torna-se  réu no processo. De igual modo o provedor que oferece a hospedagem do site deverá ser notificado oficialmente para retirar a página do ar, sob pena de co-autoria.

É incompreensível, lamentável a até nos custa crer que um Cadete da PMMA, acadêmico da UEMA, escreva tão mal e seja tão desinformado a ponto de supor que ainda exista anonimato na internet, de não saber que por decisão judicial os provedores são obrigados a fornecer o IP (internet protocol) do computador, para rastrear e identificar a pessoa que cometeu delitos contra a honra.

O Tenente Coronel Furtado foi insensível? Pergunte-se à Sra. Carolina e ao Sr. Antônio, pais do Cadete Ferro; pergunte-se aos Cadetes colegas de turma do Cadete Ferro; Pergunte-se ao Sr. Coronel Flávio, Diretor de Ensino da PMMA que presenciou a justa homenagem feita ao pais do Cadete Ferro;pergunte-se ao Sr. Coronel Aldimar Zanoni Porto, Comandante Geral da PMMA, que foi pessoalmente ao local do acidente e ao velório e pode conferir todo o zelo do Comandante da APMGD no cometimento das providências que lhe cabiam em suas esferas de atribuições.

O Tenente Coronel Furtado não precisa se defender de tais ataques desprovidos de fundamento, pois o seu trabalho e sua dedicação o precedem, são suficientes, falam por si.

Tenente Coronel Furtado não se detenha, os incomodados que se retirem. Embora seja uma instituição de ensino superior que segue todas as normas de ensino e graduação da UEMA, embora sejamos defensores incansáveis da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, não abriremos mão da hierarquia e da disciplina, características máximas da nossa instituição, princípios que estão no DNA dos militares que somos.

Senhor Cadete "anônimo", se você estava acostumado àquele tempo em que tudo era permitido, em que nada era proibido... PEDE PRA SAIR. Se você não gosta ou não quer ser militar, procure uma profissão no mundo civil e seja feliz. Seja um cidadão, afinal este é objetivo maior da educação, formar cidadãos conscientes de seus direitos e de seus deveres. No entanto, se pretendes continuar jamais esqueça que a Academia de Polícia Militar "Gonçalves Dias" é uma escola de líderes, não é uma escola de covardes.




Raimundo Salgado Freire Júnior -Major QOPM
 (Subcomandante da APMGD)


Carlos Frank Pinheiro de Oliveira - Major QOPM

(Comandante do Corpo de Alunos)


Wellington Chaves Pinheiro - Capitão QOPM

(Chefe da Divisão Administrativa)


Ana Paula Froes Barros - Capitã QOPM
(Adjunta da Divisão Administrativa)


Genival Pereira dos Santos - Capitão QOPM
(Chefe da Divisão de Ensino)

Égiton Marques da Rocha - Capitão QOPM
(Subcomandante do CA)

Enoque Lima Silva - Tenente QOPM
(Adjunto da Divisão de Ensino)

Daniel Portela Aguiar - Tenente QOPM
(Chefe do Gabinete do Comando)

Cléres de Sousa Andrade - Tenente QOAPM
(Chefe da Seção Pedagógica)

Francisco Diogo da Silva Neto - Tenente QOPM
(Comandante do CFO III)

Rodrigo Christian Rodrigues Serra - Tenente QOPM
(Comandante do CFO II)

Raimundo Alves Barbosa - Tenente QOAPM
(Adjunto a Divisão Administrativa)

Thiago Brasil Arruda - Tenente QOPM
(Comandante do CFO I)









Postagem em destaque

Esteja Com Alguém Assim

Que acredite nos teus sonhos e projetos, Quem não acredita nos teus sonhos, Não é digno de subir a bordo deles... Que já esteja de malas pro...

Postagens Mais Visitadas