segunda-feira, fevereiro 27, 2012

Sou Gorda e Aprendi a Amar Meu Corpo



Quando a norte-americana Jenn Leyva tinha 16 anos, seu pai lhe disse, se ela perdesse peso, ganharia um carro de presente. Ela chorou, foi pro seu quarto, terminou a lição de casa, deixou a casa da família e hoje vive em Nova York, onde é ativista das mulheres acima do peso e estuda bioquímica para, entre as coisas, entender a composição das moléculas de gordura.

Também tem o Tumbrl Fat and the Ivy, onde relata suas dores e delícias por ter quilos a mais do que é considerado "normal" por nossa sociedade. Foi lá que achei o texto que reproduzo a seguir sobre a experiência de amar um corpo que todo mundo a ensinou a rejeitar. E um depoimento importante pela reflexão que traz. Confira e deixe sua opinião e comentários:

"Quando chega o dia da minha aula de balé, 30 minutos antes, o medo e o pavor tomam conta dos meus pensamentos. Isso acontece porque tenho que escolher minha roupa e , embora tenha um armário bem abastecido, nunca fico contente com o resultado. Gasto pelo menos 20 minutos vasculhando minhas gavetas em busca de uma roupa que não existe. Procuro algo bacana, que fique bem em mim, mas me dou por vencida e acabo sempre optando pelos shorts masculinos e e camisetas oversized.

Em seguida, começo a sentir medo de olhar meu corpo no espelho quando chegar à aula, ou de chegar me comparando a outras colegas. Penso em ficar na última fila, o mais longe possível dos espelhos. Quero evitar ser surpreendida pela visão da minha papada. Ou de minha barriga escapando da minha camiseta.

Nessa hora tenho que me lembrar que, sim, sou bonita e , mais importante, sou digna de estar ali naquela classe com as outras meninas. Lembrar que amo meu corpo e que posso sentir prazer em movê-lo. Que posso ter esse momento e encontrar a beleza em mim.

Eu detesto classificar esses problemas, (sim eu reconheço que eles são problemas) como uma questão de "imagem corporal". "Imagem corporal" não diz respeito exatamente à imagem dos corpos. Mas sobre as relações que temos com eles. É sobre como os olhamos, como eles se movem, como os sentimos e os tratamos.

Na maioria dos debates que presenciei sobre isso, percebo que todos culpam os meios de comunicação e a publicidade por exporem as meninas a padrões impossíveis de alcançar, e assim deturpar a tal "imagem corporal" que temos. Mais mais do que vender produtos, esses estímulos midiáticos  levam as pessoas a terem hábitos poucos saudáveis: dietas loucas, alimentação desordenada, uso de remédio não confiáveis, cirurgias desnecessárias.

E, no entanto, muito desses hábitos já me foram recomendados por profissionais de saúde. Veja, não sou obesa mórbida, embora os quilos a mais me acompanhem desde criança. Quando eu tinha 08 anos um médico chegou a ter uma conversa séria com meus pais, para alertá-los que eu era "grande" demais para minha altura. Foi quando me deu uma lista com dez dicas para que eu começasse uma dieta.

Era para ter sido um gesto qualquer, sem grandes implicações, mas me tornei uma obcecada pela lista. Ali enxerguei meu corpo como uma "falha pessoal", e essa lista era a chance que eu tinha de me redimir. Passei a seguir à risca as orientações, e a partir daí minha adolescência se encheu de consultas médicas com todos os tipos de especialistas, dietas mirabolantes, choros escondidos. Os médicos tratavam meu corpo como se ele fosse uma doença, e acreditei neles. Eu acreditava que minha gordura corporal, significava que eu estava sobrando no mundo. Que era preguiçosa, desleixada, alguém em quem não devíamos confiar.Que, por isso, eu mesma não devia confiar em mim. Mesmo quando sentia fome, não me sentava à mesma... não queria agravar esse problema.

Com o tempo, entendi que deveria me afastar dos tratamentos convencionais ditos de saúde, caso quisesse de fato resolver meus problemas de "imagem corporal", pois eles eram consequência direta do entendimento errado que os médicos tinham de minha situação. Eu não tinha um problema, era apenas diferente. Para ficar em paz com meu corpo, tive que rejeitar tudo que eu conhecia até então.

Passei eu mesma a escolher meus médicos e a estabelecer firmes limites nessas relações. Dizia claramente: "não quero dietas, quero uma alimentação adequada". Assim fui aprendendo a amar meu corpo, minha flacidez, o jeito como meus músculos reagem aos movimentos. Abracei meus quilos a mais. E fiz isso porque me preocupo demais com meu corpo, com o relacionamento que construí com ele.

Quando estou na barra do balé, prestes a começar minha aula semanal, lembro-me de que, ainda que seja difícil, é importante que eu ame meu corpo. Que devo apreciar a graça dos meu movimentos. À medida em que começo a dançar, a saltar, percebo que há poder no meu corpo: minhas pernas são saudáveis e me empurram pra cima rapidamente, facilitando também o retorno.

Mesmo assim, ainda que eu tenha toda essa consciência, admito que tenho medo de ver, mesmo que de relance, algo feio no espelho. Até agora, no entanto, só vi meu corpo. Meu corpo curvilíneo, gordo, mais bonito.


Fonte: colunas.marieclaire.globo.com














sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Adele é o 1º Ser Humano a Vender Um Milhão de Discos no Itunes



A excelente cantora inglesa Adele alcançou a marca de um milhão de discos vendidos na loja virtual Itunes com o álbum 21, tornando-se assim o primeiro artista a conseguir o álbum de platina duplo (para conseguir um álbum de platina é necessário vender 500.000 cópias). 

O segundo álbum de Adele (21) teve na última semana o maior número de vendas desde que foi lançado, em 19 de janeiro de 2011, Nos últimos sete dias foram vendidas 730.000 cópias.

As informações são do site Huffington Post.



Raimundo Freire

Analgésicos Podem Aliviar a Dor de um Coração Partido




Quem já teve o coração partido por qualquer razão (ou pessoa) sabe que a dor emocional pode, muitas vezes, ser física também. Agora, cientistas afirmam que aqueles com maior sensibilidade à dor realmente sofrem mais com dores "sociais". E, para aliviar o problema, os analgésicos comuns podem ser a solução, de acordo com a reportagem do jornal britânico Daily Mail.
Os pesquisadores descobriram que as dores física e emocional causam reações similares no cérebro - tão parecidas que os estudos mostraram que analgésicos comum poderiam, de fato, contribuir para aliviar a dor emocional. Os estudos foram realizados na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.
Os testes mostraram que a dor física tem dois componentes: a experiência sensorial e a parte intelectual, em que o cérebro decide quão ruim e estressante é aquela sensação. É este último componente que parece ser semelhante quando a dor é emocional. O estudo foi publicado no periódicoCurrent Directions in Psychological Science, da Association for Psychological Science.

quinta-feira, fevereiro 23, 2012

Sugestão de Leitura: A Vida Sabe o Que Faz



Acabei de ler e recomendo o livro A Vida Sabe o Que Faz, psicografia de Zíbia Gaspareto, da editora Vida e Consciência. O livro nos conta a história de Carlos e Isabel que namoravam desde a adolescência e julgavam que se amariam eternamente.

Todavia, Carlos é convocado e vai combater na Itália durante a segunda grande guerra mundial na Força Expedicionária Brasileira - FEB. Finda a guerra com a vitória dos aliados, todos esperam a volta de Carlos, o que não acontece.

Carlos é dado como morto e por 05 anos após a guerra fica desaparecido. Isabel conhece Gilberto e se apaixona por este. Porém, quando Isabel está prestes a se casar com Gilberto, Carlos aparece sã e salvo e exige seu compromisso com Isabel.

Não conformado com a recusa de Isabel, Carlos procura trabalhar e ficar rico para reconquistar Isabel. Porém o seu novo emprego o leva de volta à França e, sobretudo, à Itália. Na Itália Carlos conhece Gina, uma mulher que ele sonhava ha muitos anos e que veio a ser o seu grande amor, desde outras vidas.

Temos ainda outras histórias paralelas que se entrelaçam a de Carlos e Isabel como a de Alberto e Glória, pais de Gilberto, Albertina e Antonio, pais de Carlos. Nivaldo irmão de Gilberto e Inês irmã de Carlos. è uma história linda e envolvente que nos mostra que fazer o certo e confiar em Deus sempre traz os melhores resultados. 


Raimundo Freire.


GASPARETO, Zíbia. A Vida Sabe o Que Faz. Editora Vida e Consciência. São Paulo: 2011.

quarta-feira, fevereiro 22, 2012

Origem Dos Ditados Populares: "Acabar em Pizza"



Uma das expressões mais usadas no meio político é "tudo acabou em pizza", empregado quando algum fato ilegal é julgado e não é punido. Ou seja, "não deu em nada".

Embora a conotação política o termo é oriundo do mundo do futebol. Na década de 60, alguns cartolas palmeirenses se reuniram para resolver algumas pendências do clube. Após 14 horas de brigas, debates e discussões, todos estavam com fome.

Assim, todos foram a uma pizzaria, pediram 18 pizzas grandes, tomaram muito chope e acabaram não resolvendo nada, indo todos pra casa. No dia seguinte o jornalista Milton Peruzzi produziu a seguinte manchete: "Crise no Palmeiras Acaba em Pizza". Daí em diante o termo pegou.


Raimundo Freire

Alguém Como Você (Someone Like You).



Eu ouvi dizer que você está estabilizado
Que você encontrou uma garota e agora está casado
Eu soube que seus sonhos se realizaram
Acho que ela lhe deu coisas que eu não lhe dei

Velho amigo
Por que você está tão tímido
Não é do seu feitio se conter
Ou se esconder da luz

Eu odeio aparecer do nada, sem ser convidada
Mas eu não pude ficar longe, não consegui evitar
Eu tinha esperança de que você me olhasse e se lembrasse
De que pra mim não acabou.

Não faz mal, eu vou encontrar alguém como você
Não desejo nada além do melhor para você, também
Não me esqueça, eu imploro, eu lembro do que você disse

"As vezes o amor dura,
mas às vezes em vez disso ele fere"

"As vezes o amor dura,
mas às vezes em vez disso ele fere"

Você deveria saber como o tempo voa
Apenas ontem foi o melhor tempo das nossas vidas
Nascemos e nos criamos numa neblina de verão
Unidos pela surpresa dos nossos dias de glória.



Adelle.

domingo, fevereiro 19, 2012

Afinidade



Não é o mais brilhante, mas é o mais sutil,
Delicado e penetrante dos sentimentos.
Não importa o tempo, a ausência,
Os adiantamentos, a distância, as impossibilidades.
Quando há afinidade,
Qualquer rencontro retoma relação,
O diálogo, a conversa, o afeto,
No exato ponto de onde foi interrompido.

Afinidade é não haver tempo mediante a vida
É a vitória do adivinhado sobre o real,
Do subjetivo sobre o objetivo,
Do permanente sobre o passageiro,
Do básico sobre o superficial.

Ter afinidade é muito raro,
Mas quando ela existe
Não precisa de códigos verbais
Para se manifestar
Ela existia antes do conhecimento
Irradia durante e permanece depois
Que as pessoas deixam de estar juntas.

Afinidade é estar longe
Pensando parecido 
A respeito dos mesmos fatos
Que impressionam, comovem, sensibilizam.

Afinidade é receber
O que vem de dentro
Com uma aceitação
Anterior ao entendimento

Afinidade é sentir com
Não sentir contra, sem sentir para
Sentir com e não sentir necessidade de 
Explicação do que está sentido.
É olhar e perceber...

Afinidade é um sentimento singular,
Discreto e independente.
Pode existir a quilômetros de distância,
Mas é adivinhado na maneira de falar,
De andar, de escrever, de respirar.

Afinidade é retomar a relação
No tempo em que parou.
Porque ele ( o tempo) e ela (a separação)
Nunca existiram.
Foi apenas a oportunidade dada (tirada)
Pelo tempo para que a maturação
Pudesse ocorrer e que cada
Pessoa pudesse ser cada vez mais.


Artur da Távola

quinta-feira, fevereiro 16, 2012

Origem dos Ditados Populares: "Sem Eira Nem Beira"



Sem eira nem beira significa uma pessoa sem posses, sem bens. Eira é um terreno de terra batida ou cimentado destinado à secagem de grãos ao ar livre. Beira é a beirada ou margem da eira. Quando uma eira não tem beira o vento leva os grãos e o agricultor fica sem nada.

Aqui no nordeste esta expressão (ditado) tem o mesmo significado, porém a explicação é outra. Antigamente  a casa das pessoas ricas tinha um telhado triplo: a eira, a beira e a tribeira. As famílias pobres só tinham condições de fazer a tribeira, ou seja, ficavam sem eira nem beira.


Raimundo Freire

segunda-feira, fevereiro 13, 2012

Música: Adele é a Grande Campeã do Grammy 2012



A cantora britânica Adele (Adele Laurie Blue Adkins),  24 anos, foi a estrela da noite da 54ª edição do Grammy, o oscar da música, realizado na noite de domingo no Staples Center em Los Angeles. Adele venceu simplesmente todas as categorias em que concorria.

Adele conquistou a bagatela de seis Grammys nas categorias:

  1.  Melhor perfomance vocal feminina de pop;
  2. Canção do ano (Rolling in the Deep);
  3. Gravação do ano;
  4. Melhor álbum pop do ano;
  5. Melhor clipe do ano;
  6. Álbum do ano (21).
É a vitória do talento, uma justa homenagem a uma bela voz que faz sucesso mesmo sendo gordinha, sem ficar mostrando sua bunda, sem vestir roupas exóticas, ou nenhuma roupa, sem criar polêmicas pra se manter na mídia, sem se prostituir, sem casar com o dono da gravadora, sem pintar o cabelo de verde pra aparecer na mídia, sem deixar aparecer a xereca "sem querer" como fazem muitas, sem se vestir de carne, sem usar sapatos ou roupas bizarras, sem fazer apelos ao homossexuais, ao judeus, ao negros, aos ateus, aos evangélicos, aos católicos, sem ofender religião nenhuma. Enfim, é uma cantora de verdade, sem hipocrisia, sem play-back, sem precisar de coreografias rebolativas, nem letras de cunho sexual, sem apelação, uma vitória do bom gosto musical.


Raimundo Freire.

Poesia em Prosa: Nosso Segredo




Querem descobrir, querem profanar
O nosso segredo, o nosso cantinho
Nossos sorrisos, nosso sonhar
Nossos encontros madrugadinos, insones, lindos.
Um ano se passou e você só cresceu
Cresceram o sorrisos, os desejos, a amizade,os segredos
Segredos só nossos...
Nessa viagem sem corpos, virtual
Aprendemos a nos respeitar, nos conhecer,
Aprendemos que a distância nos aproximou
Que a fantasia são suspiros de realidade
Esperando para acontecer
Sorrateiramente escondidos nas entranhas do coração
Nos conhecemos e nunca nos vimos
Não nos tocamos, mas sempre sentimos
A força desse segredo, dessa emoção...
Segredos são construídos juntos, sonhados
São alimentados no dia-a-dia
Em cada gesto de carinho, de atenção
Em cada angústia ou alegria compartilhada
Em cada conversa possível, virtual
E se tornam parte do nosso cotidiano
Adoramos compartilhar, só entre nós, é claro
É um código só nosso, não repartimos com ninguém
Nos deliciamos, nos alegramos, sem medo
Porque sabemos que no fundo sempre será
Irremediavelmente será...
O nosso segredo.


Raimundo Freire

sexta-feira, fevereiro 10, 2012

As Cantoras Que Mais Arrecadaram em 2011






  1. Lady Gaga - U$$ 90 milhões;
  2. Taylor Swift - U$$ 45 milhões;
  3. Katy Perry - U$$ 44 milhões;
  4. Beyonce - U$$ 35 milhões;
  5. Rihanna - U$$ 29 milhões;
  6. Pink - U$$ 22 milhões;
  7. Carrie Underwood - U$$ 20 milhões;
  8. Celine Dion - U$$ 19 milhões;
  9. Adele - U$$ 18 milhões;
  10.  Britney Spears - U$$ 10 milhões.



Fonte: Revista Forbes.

De Que Você Se Arrependeria Se Fosse Morrer Hoje?



Uma enfermeira australiana, chamada Bronie Ware trabalha com pacientes terminais. Ela criou um blog em que relata suas experiências com esses pacientes em seus últimos dias de vida. O site fez tanto sucesso que virou um livro The Top Five Regrets Of The Dying (os cinco maiores arrependimentos de quem está morrendo). No livro ela relata os arrependimentos de quem está no leito de morte. Veja os arrependimentos mais comuns:

  1. Queria ter aproveitado a vida do meu jeito e não do jeito que as pessoas queriam;
  2. Queria não ter trabalhado tanto;
  3. Queria ter falado mais sobre os meus sentimentos;
  4. Não queria ter perdido contato com meus amigos;
  5. Queria ter me permitido ser feliz.


Fonte: Revista Galileu

Supremo Valida Lei Maria da Penha Independente da Denúncia da Vítima



O Supremo Tribunal Federal - STF decidiu na tarde desta quinta-feira, 09, pela validade da Lei Maria da Penha, mesmo sem a manutenção da denúncia pela vítima. Isto significa que a partir de agora as agressões contra as mulheres não são mais uma questão privada, mas sim objeto de ação penal pública.

O Ministério Público passará a ter a prerrogativa de denunciar os agressores independente da vontade da vítima. Até então, era necessário a representação da agredida e a manutenção da denúncia contra o agressor. Estatísticas indicam que 90% das mulheres desistiam da denúncia no meio do caminho.

A Lei não será aplicada em caso de lesões leves ou culposas (acidentais).






Foto: Uol.

sábado, fevereiro 04, 2012

Tempo



Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu;
Há tempo de nascer e tempo de morrer;
Tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou;
Tempo de matar e tempo de curar;
Tempo de derrubar e tempo de edificar;
Tempo de chorar e tempo de rir;
Tempo de prantear e tempo de dançar;
Tempo de espalhar pedras e tempo de juntar pedras;
Tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar;
Tempo de buscar e tempo de perder;
Tempo de guardar e tempo de lançar fora;
Tempo de guardar e tempo de coser;
Tempo de estar calado e tempo de e tempo de falar;
Tempo de amar e tempo de odiar;
Tempo de guerra e tempo de paz;


Eclesiastes (3, 1-8).

Postagem em destaque

Esteja Com Alguém Assim

Que acredite nos teus sonhos e projetos, Quem não acredita nos teus sonhos, Não é digno de subir a bordo deles... Que já esteja de malas pro...

Postagens Mais Visitadas