quinta-feira, março 31, 2011

Nua

Quando estás vestida,
Ninguém imagina
Os mundos que escondes
Sob as tuas roupas.
(Assim, quando é dia,
Não temos noção
Dos astros que luzem
No profundo céu.
Mas a noite é nua
E, nua na noite,
Palpitam teus mundos
E os mundos da noite
Brilham teus joelhos,
Brilha o teu umbigo,
Brilha toda a tua
Lira abdominal
Teus exíguos
_ Como na rijeza
Do tronco robusto
Dois frutos pequenos _ Brilham).
Ah, teus seios!
Teus duros mamilos!
Teu dorso! Teus flancos!
Ah, tuas espáduas!
Se nua, teus olhos
Ficam nus também:
Teu olhar, mais longe,
Mais lento, mais líquido
Então, dentro deles,
Bóio, nado, salto,
Baixo num mergulho
Perpendicular.
Baixo até o mais fundo
Do teu ser, lá onde
Me sorri, tu'alma
Nua, nua, nua...
Manuel Bandeira (Poeta recifense, 1886-1968)

quarta-feira, março 30, 2011

Literatura: Anjos e Demônios - Dan Brown

Acabei de ler o livro de ficção Angels and Devils (Anjos e Demônios) do autor norte-americano Dan Brown, o mesmo autor de "Código da Vince" e "Símbolo Perdido", interpretado no cinema pelo ator Tom Hanks.
Dan Brown nos dá uma lição de como construir um enrredo de suspense e nos proporciona uma verdadeira aula de história da arte. Neste livro Dan Brown nos remete a um passeio pela cidade de Roma na Itália, pelo Vaticano e por obras-primas de autores como Michelângelo, Rafael, Bernini entre outros exponentes da cultura e da arte mundiais.
O enrredo se desenvolve a partir do sequestro de quatro cardeais, os preferiti, que concorreriam a eleição papal no vaticano, haja vista que o papa fora envenenado o que ensejaria a formação de um conclave para uma nova eleição papal.
Os cardeais são marcados a ferro e fogo com ambigramas representativos dos quatro elementos fundamentais: terra, fogo, ar e água. O sequestrador se diz pertencer ao grupo dos iluminati, uma sociedade secreta formada pelos mais brilhantes cientistas de todos os tempos que foram anematizados pela igreja católica pelo fato de Galileu Galilei, líder iluminati, ter provado que a terra gira em torno do sol, contrariando a igreja católica que dizia ser a terra o centro do universo e que em cima ficava o céu e em baixo o inferno.
Robert Langdon, professor simbologista da universidade de Haward é chamado para desvendar os locais do caminho da iluminação, as quatro igrejas onde seriam mortos os cardeais, da mesma forma que a igreja mandara, no passado, perseguir, torturar, marcar a ferro e fogo com uma cruz no peito dos cientistas iluminati que pensavam como Galileu, num episódio que ficou conhecido como "La purga".
O sequestrador dos cardeais coloca ainda uma bomba-relógio sob o vaticano e ameaça destruir toda a sede do vaticano, abalando a fé católicia em todo o mundo, a bomba-relógio é na verdade uma nova descoberta dos cientistas: uma gota de antimatéria que, se liberdada, equivale a uma bomba atômica de 05 quilotons.
O final do livro, bem ao estilo Dan Brown, apresenta uma reviravolta supreendente, é uma leitura agradável e rica que nos prende do começo ao fim. Uma excelente sugestão de leitura que o blog recomenda.

segunda-feira, março 28, 2011

Emputecimento Progressivo Com o Orkut

O bom e velho Orkut já não é mais o mesmo, tanto que tem levado uma surra colossal do Facebook, e é uma questão de tempo o Orkut dar o seu último suspiro. Foram várias as razões que tornaram insuportável acessar essa quase zumbi rede social, senão vejamos:
  1. Perfis Falsos: os famosos "fakes" feitos por pessoas que querem bisbilhotar a vida alheia, mas não querem ser, por sua vez, bisbilhotados; Se uma pessoa é falsa, disimulada no mundo virtual, imagine essa preciosidade na vida real? Será que é mala? Imagine quantos casamentos e quantos namoros não terminaram por conta do Orkut? Por conta dos perfis fakes criados só pra xeretar a vida do(a) ex. Sem contar os pedófilos que sabidamente usam a rede para aliciar menores de 18 anos que tem conta no Orkut e o Google finge não saber que são menores.
  2. Comunidades: P'ra que raios serve uma comunidade do Orkut? Na verdade a maioria das comunidades é formada por uma cambada de imbecis sem criatividade e regadas a puro preconceito que tem o cinismo de criar ou participar de comunidades como "Eu odeio fulana de tal", ou ainda, "Eu adoro tirar meleca do nariz" e outra "pérolas";
  3. Falta de Segurança: O Google trata com tanto desleixo a segurança do Orkut que é comum você ver pessoas com a conta do orkur hackeada em virtude das falhas estruturais no site. O pior é que as contas do Google são vinculadas, ou seja, se alguém hackear sua conta de Orkut terá acesso a todas as outras contas como Blogger, Buzz, Ad-sense, Google Reader, Fotos, I-Google, resumindo, você está ferrado.
  4. O Google acha que todo mundo é spammer: Tente colocar um link no Orkut nos scraps ou nas suas atualizações, é mais fácil parir sem anestesia. Ao contrário do Facebook cujos sitemas de rastreamento acabam "percebendo" que você não é um spammer, o orkut fica exigindo que você fique digitando caracteres de verificação que não terminam nunca, eu tenho certeza que o único objetivo é irritar o pobre orkutiano;
  5. O novo orkut: Pior que o velho Orkut, só o novo, que é uma bosta imprestável, demora séculos p'ra carregar mesno em conexão banda larga, e outras novas "ferramentas" inúteis, porque eles não criaram logo um botão de suicídio, ou melhor, orkuticídio. Não é a toa que surgiram até comunidades pedindo encarecidamente a volta do bom e velho orkut. O novo Orkut, a bem da verdade, foi um tiro no pé;
  6. Gif's Animados: Desafio alguém a me mostrar algo mais irritante de que os Gif's, aquelas mensagens, scraps, automatizados e piscantes com aquelas musiquinhas irritantes, pelo amor de Deus, a pessoa é tão vazia que não tem nada pra dizer de si mesma? Nada de útil? Não sabe escrever nada de verdadeiro?
  7. A imbecilização da língua pátria: Existe algo mais idiota que aquele dialeto incompetente e alienado conhecido como miguchês? é migucho pra cá, migucha pra lá, Blz, Abçs, Bjs, Fotinhas, Vc, Rs, Kkk e outras abreviações que denotam o "nível" cultural dessas mentes brilhantes. Socorro!
  8. A favelização do Orkut: Também conhecida por "maldita inclusão digital" é um desfile de "pérolas" e fotos inimagináveis, situações dantescas, pitorescas, tanto que existem sites especializados como "pérolas do orkut" que mostram situações como os "depoimentos que deveriam ser apagados", seria hilário se não fosse trágico. Oremos!!!

domingo, março 27, 2011

Epitáfio

Devia ter amado mais.
Ter chorado mais.
Ter visto o sol nascer.
Devia ter arriscado mais e até errado mais.
Ter feito o que eu queria fazer.
Queria ter aceitado as pessoas como elas são.
Cada um sabe a legria e a dor que traz no coração.
O acaso vai me proteger,
Enquanto eu andar distraído.
O acaso vai me proteger,
Enquanto eu...
Devia ter complicado menos, trabalhado menos,
Ter visto o sol se pôr.
Devia te me importado menos, com problemas pequenos,
Ter morrido de amor.
Queria ter aceitado, a vida como ela é.
A cada um cabe a alegria e a tristeza que vier.
Autor: Titãs.

sábado, março 26, 2011

O Esperma é Anti-Depressivo

A revista New Cientist publicou essa semana um estudo feito pela Universidade Estadual de Nova York (EUA) no qual os pesquisadores concluiram o que muita gente já desconfiava: o esperma é anti-depressivo.
Segundo os pesquisadores o esperma apresenta hormônios como a endorfina que interferem na alteração de humor das mulheres quando absorvidos pela vagina, podendo agir como anti-depressivo.
Os cientistas utilizaram na pesquisa 239 mulheres para aferir o grau de felicidade de cada grupo usando o questionário técnico chamado Beck Depression Inventory, uma escala onde o grau 17 indica uma pessoa totalmente deprimida.
As mulheres que não transavam a 06 meses alcançaram o índice 13, 5 (as mais infelizes);
As mulheres que transavam só de camisinha alcançaram o índice 11,3;
As mulheres que transavam as vezes de camisinha alcançaram o índice 10,5;
As mulheres que só transavam sem camisinha alcançaram o índice 8,0 (as mais felizes).
Entre as mulheres que não transavam ou que faziam mais de 03 meses sem transar foram detectadas algumas com tendência ao suicídio.
É evidente que se você não tem um parceiro (a) fixo (a) e em que você confia, logicamente, deve transar só de camisinha.
Fonte: Revista New Cientist (EUA)

sexta-feira, março 25, 2011

Os 10 Jogadores Mais bem pagos do Mundo em 2011

  1. Lionel Messi - Barcelona - 31 milhões de euros;
  2. Cristiano Ronaldo - Real Madrid - 27,5 milhões de euros;
  3. Wayne Rooney - Manchester United- 20,7 milhões de euros;
  4. Káká - Real Madrid - 19, 3 milhões de euros;
  5. David Beckhan - Los Angeles Galaxy - 19 milhões de euros;
  6. Ronaldinho - Flamengo - 18,3 milhões de euros;
  7. Carlos Teves - Manchester City - 15,4 milhões de euros;
  8. Frank Lampard - Chelsea - 14,2 milhões de euros;
  9. Fernando Torres - Chelsea - 14 milhões de euros;
  10. Yayá Touré - Manchester City - 13, 8 milhões de euros.

quinta-feira, março 24, 2011

Oração de São Francisco de Assis

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvida, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó mestre fazei que eu procure mais.
Consolar que ser consolado.
Compreender que ser compreendido.
Amar que ser amado.
Pois é dando que se recebe.
É perdoando que se é perdoado.
E é morrendo que se vive.
Para a vida eterna.

segunda-feira, março 21, 2011

Desemburrecendo: Qual o Risco do Avião que Você Está Cair?

O risco do envolvimento de um avião em um acidente é de um em três milhões, segundo dados da Agência Nacional de Aviação. Em termos práticos isso significa que uma pessoa precisa voar diariamente durante oito mil e cem anos para sofrer um acidente.
Segundo dados do site planecrashinfo.com que fez um levantamento mundial entre 1985 e 2004 o risco de estar num vôo que ocorra pelo menos uma morte aumenta para 01 em 4,25 milhões. Já o risco de estar num vôo em que todos os passageiros morram sobe para 01 em 6,3o milhões.
Ou, seja, é muito mais fácil você morrer fazendo uma caminhada, ou ainda andando de bicicleta, de carro então nem se fala. Em 2005 morreram 34 pessoas em vôos comerciais no Brasil. Já nas rodovias morreram 10.422 pessoas em acidentes de trânsito.
O site planecrashinfo.com também mapeou os momentos mais propícios ao desastre de avião, sendo 17% na decolagem, 06% na altitude de cruzeiro e 51% na aproximação ou aterrisagem.
Fonte: Revista Mundo Estranho.

domingo, março 20, 2011

Princípios Redentores

Não se esqueça que Deus é o tema central de nossos destinos.
Deseje o bem dos outros, tanto quanto deseja o próprio bem.
Concorde imediatamente com os adversários.
Respeite a opinião dos vizinhos.
Evite contendas desagradáveis.
Empreste sem aguardar restituição.
Dê seu concurso às boas obras, com alegria.
Não se preocupe com os caluniadores.
Agradeça ao inimigo pelo valor que ele lhe atribui.
Ajude as crianças.
Não desampare os velhos e doentes.
Pense em você, por último, em qualquer jogo de benfícios.
Desculpe sinceramente.
Não critique ninguém.
Repare seus defeitos, antes de corrigir os alheios.
Use a fé e a prudência.
Aprenda a semear, preparando a boa ceifa.
Não peça uvas ao espinheiro.
Liberte-se do peso de excessivas convenções.
Cultive a simplicidade.
Fale o menos possível, relativamente a você e a seus problemas.
Estimule as qualidades nobres de companheiros.
Trabalhe no bem de todos.
Valorize o tempo.
Metodize o trabalho, sabendo que cada dia tem as suas obrigrações.
Não se aflija.
Sirva a toda gente, sem prender-se.
Seja alegre, justo e agradecido.
Jamais imponha seus pontos de vista.
Lembre-se que o mundo não foi feito apenas pra você.
As ciências sociais de hoje apresentam semelhantes princípios como novidades. No entanto, são antigos. chegaram á terra com o cristo, há quase vinte séculos. Nós outros porém, espíritos atrasados no entendimento, somos ainda tardios na aplicação.
Texto de Anré Luiz, do livro Agenda Cristã.

sexta-feira, março 18, 2011

Homenagem a Um Gênio

Pela segunda vez tive a oportunidade de ver em campo o senhor Ronaldo de Assis Moreira, 30 anos, mas conhecido como Ronaldinho, Ronaldinho Gaúcho, ou, ainda R10.
Fiquei impressionado ao ver repórteres, crianças, idosos, adolescentes, mulheres, ambulantes, policiais, bombeiros, flamenguistas e fortalezenses, isso mesmo, até torcedores do fortaleza se acotovelando para ver, tocar, tirar foto, aplaudir, pedir um autógrafo, enfim, reverenciar aquele jogador. Quando o ônibus que trazia a delegação do Flamengo chegou ao Estádio Castelão, foi uma correria. Uma multidão querendo ver e dar um simples "tchau" ao jogador...
Então fiquei me perguntando o porquê de todo aquele frisson, me questionei acerca do porquê das pessoas reagirem daquela forma, com aquela intensidade, com aquele extravasamento irracional de emoções, de verdadeira idolatria... Fiquei pensando nos demais jogadores, será que não sentem desprestigiados pelo fato do brilho daquela estrela ofuscá-los e eles passarem, simplesmente, em branco, como se nem estivessem lá?
Não demorou muito e obtive a resposta: Ronaldinho Gaúcho é um gênio.
Bastaram alguns toques na bola para constatar a elegância, o jeito especial de bater na bola, a afinidade e a intimidade que ele tem com a sua deusa: a bola. E ela se entrega docemente aos seus caprichos, vai exatamente aonde ela manda, milimetricamente, a bola procura por ele, como diz a expressão popular.
Os seus companheiros de clube não se sentem como figurantes do espetáculo, ao contrário, se sentem privilegiados de fazer parte daquela equipe liderada por aquele ser habilidoso, que faz parecer ser fácil jogar futebol naquele nível.
Os adversários o respeitam e reconhecem nele um gênio criativo, capaz de decidir uma partida em um lance, ou ainda de criar uma jogada impensável, mágica, que deslumbra a todos. lembro-me que no primeiro gol do Flamengo ele estava cercado por três adversários que o marcavam impieodasamente, isso mesmo, colocaram 03 jogadores para marcá-lo, e ele com uma trivela, consegue encontrar Tiago Neves sozinho dentro da pequena área e este, por sua vez, ajeita para Renato Abreu soltar a bomba em direção ao gol.
A torcida rubronegra vai ao delírio e a torcida fortalezense fica em um silêncio respeitoso de admiração pela bela jogada. O prodigioso Ronaldinho arrasta multidões aos estádios, aumenta a já maior torcida do mundo, as camisas do Flamengo estão vendendo como água, os patrocinadores brigam pela primazia de patrociná-lo. Novamente me peguei refletindo: agora eu sei porque você ganha um milhão e meio de reais por mês...
O gênio, do latim genius, significa um "ser especial que lidera uma coletividade a grande conquistas", então ronaldinho esse nome cai como uma luva em você: gênio da bola, artista que pinta com cores mágicas a emoção de belas jogadas na tela verde dos gramados brasileiros. Um brasileiro, orgulho de uma nação, camisa 10 com dna de Pelé, Rivelino, Canhoteiro, Gérson e Garrincha.
Parabéns Zico, tua camisa 10 está em boas mãos, nas mãos de um gênio.

terça-feira, março 15, 2011

Acalma Meu Passo Senhor

Desacelera as batidas do meu coração,
Acalmando minha mente.
Diminua meu ritmo apressado,
Com uma visão da eternidade do tempo.
Em meio às confusões do dia,
Dê-me a tranquilidade das montanhas.
Retire a tensão dos meus músculos e nervos,
Com a música tranquilizante dos rios.
Ajude-me a conhecer o poder mágico e reparador do sono.
Ensina-me a arte de tirar pequenas férias,
Reduzir o meu ritmo para contemplar uma flor.
Papear com um amigo, abraçar uma criança,
Ler um poema, ouvir minha música preferida.
Acalma meu passo Senhor, para que eu possa perceber,
No meio do incessante cotidiano de ruídos,
Lutas, alegrias, cansaços, desalentos,
A Tua presença constante no meu coração.
Acalma meu passo Senhor.
Para que eu possa entoar o cântico da esperança,
Sorrir para o meu próximo e
Calar-me para escutar a tua voz.
Acalme meu passo Senhor.
Obrigada Senhor, pelo dia de hoje,
Pela família que me destes, pelo meu trabalho,
Pelos meus amigos e, sobretudo,
Pela Tua presença em minha vida.
Do livro "Se Ama a Deus", de Amado Rervo.

segunda-feira, março 14, 2011

Você Conhece o Animal Que Morre de Tanto Transar?

Não se alegrem meninas, esse animal existe sim, mas é um rato, o rato-marsupial-australiano, um pequeno roedor de 1o centímetros de comprimento.
Sua vida muda radicalmente quando ele atinge a adolescência, os testículos aumentam e chegam a quase um quarto de seu peso total. A produção de testosterona e de espermatozóides vai às alturas.
Louco para transar, ele sai em busca de várias parceiras e é capaz de transar por inacreditáveis 12 horas seguidas. Entretanto, o excesso de testosterona aumenta a pressão sanguínea e afeta o seu sitema imunulógico deixando-o sujeito a infeções várias.
Estudos revelam que a maioria morre cerca de dez dias após o acasalamento, que ocorre em julho ou agosto. Mas como o taradão, literalmente, transou até morrer, fecundou várias fêmeas antes de bater as botas e garantiu a sobrevivência da espécie.
Fonte: Revista Mundo Estranho

domingo, março 13, 2011

Como Lidar Com a Mágoa, o Ressentimento, o Rancor e o Ódio

Quem feriu você, já feriu e já passou. Lá na frente ele encontrará o inevitável retorno. Pelas mãos de outra pessoa, se merecer, será ferido também. A vida se encarrega de dar o troco. Quantas lágrimas se escondem no sorriso de quem te feriu. Você foi ferido? Então mereceu... Deus não dorme.
Mágoa, ressentimento, rancor, ódio... Você já percebeu que esses sentimentos foram escolhidos por você? Somos nós que escolhemos o que sentir diante das agressões e das ofensas. Quem nos faz mal é responsável pelo que faz, mas nós somos responsáveis pelo que sentimos. O ofensor fez o que fez e respondará por isso, mas o que ficou aí dentro de você?
Mágoa? Você sabia que de todas as drogas conhecidas ela é a mais cancerígena? Ou será que você não desconfia como aquela gastrite apareceu "de repente"? Pelo bem da sua saúde jogue a mágoa fora. Lugar de lixo é no lixo.
Rancor? Ele é como uma alimento envenenado, mais dia, menos dia você poderá contrair doenças cujas origens nem suspeitará. Não guarde esse lixo dentro de você.
Ressentimento? Imagine-se vivendo em uma casa cheia de poluição, de fumaça, de incontáveis vírus e de milhões de bactérias? Pois é justamente isso que seu coração e seus pulmões estão aguentando com o ressentimento que você guardou. Até quando você acha que eles vão resistir? Você nunca ouviu falar de pessoas que "do nada" tiveram um infarto ou um AVC?
Ódio? Esse é o pior de todos, seus efeitos são paralisantes, coloca seu sistema imunológico em pane, esse veneno logo te colocará face a face com a morte. Talvez, tardiamente, você venha perceber que melhor seria deixar o agressor colher os frutos do seu próprio plantio. Para o bem de sua sáude, perdoe. Sorria e siga em frente.
O perdão o libertará e o fará livre para ser feliz.
Esqueça o mal que lhe foi feito.
Deixe o seu ofensor de lado.
Não permaneça ligado a ele pelo pensamento.
Se desejas ser feliz por um dia, vinga-te.
Se desejas ser feliz pra sempre, perdoa.
Mude o seu destino. Seja o Comandante de sua vida.
Não permita que emoções negativas dominem seus sentimentos.
Se o ferirem perdoe. Perdoe.
Como cristo perdoou os que o crucificaram.
Que Deus em sua infinita bondade.
Cubra você e sua família de muita paz.

sábado, março 12, 2011

Emputecimento Progressivo Com o Facebook

O Facebook é uma rede social muito eficente, tanto que superou o orkut e o tornou obsoleto, isso é um fato, o Facebook é bem melhor que o Orkut. Entretanto, alguns recursos ou ferramentas do Face são irritantemente insuportáveis, senão vejamos:
  1. Sugestões de amizade: Sabe quando você recebe sugestões de amizade de pessoas que você nem sequer conhece, pessoas que você jamais viu? Pois é, algumas pessoas acham que vieram a terra com a missão sagrada de promover amizades;
  2. Aplicativos (Apps) forçados: Alguém responde uma pergunta sobre você, é evidente que você fica curioso, mesmo que a resposta seja uma bobagem, no entanto pra você saber a resposta tem que, obrigatoriamente, ativar o mala do aplicativo. Ou seja, ou você baixa o aplicativo ou faz uma terapia pra deixar de ser curioso;
  3. Convites para eventos: É muito bom ser convidado para um evento, é bom ser lembrado, mas porque algumas pessoas insitem em te convidar para aquelas festas que você detesta com toda a força do seu coração? E o que é pior alguns ainda te colocam como líder de grupo do evento;
  4. Sincronização com o twitter: Ora minhas bolas! Se você quer ver postagens do Twiter acessa o Twitter certo? pra que raios serve ler postagens do twiter, na sua página de facebook, de pessoas que você mal conhece?
  5. Inclusão em grupos sem autorização: Você abre o Face e de repente se vê incluindo em um grupo de Funk carioca (argh!), ou ainda em um grupo de fãs Luan Santana (eca);
  6. Toma essa ovelha pra ti: Não tenho nada contra que usa a internet para se locupletar em joguinhos como Farmville, Wars, ou Carmem Sandiego. O problemas é que não curte e fica recebendo toda hora ovelhas perdidas e outros "presentes";
  7. Vai uma cutucada aí?: Gente, pra que raios afinal serve uma cutucada? Se na vida real já é chato ter entre seus convivas um amigo que tem aquela irritante mania de cutucar enquanto conversa, imagina uma cutucada virtual diária? É chaaaaaaaaato demais.

sexta-feira, março 11, 2011

Aceitação

Aceita a vida que Deus te deu.
Aceita-te como és.
Aceita teus familiares.
Aceita teus conflitos.
Aceita tuas decepções.
Aceita tua parentela.
Aceita tuas dificuldades financeiras.
Aceita tuas desilusões.
Aceita as ingratidões.
Aceita a tudo e a todos.
Aceita atos e atitudes e fazes o melhor que puderes.
Aceitar não quer dizer aplaudir e fazer o mesmo.
Mas, comprender que cada um de nós...
Tem e faz o que pode.
Que cada indivíduo está num grau diferente de evolução.
Portanto, aceita o próximo como ele é.
Tu, porém trabalha em favor de teu...
Adiantamento espiritual e autoconhecimento.
Portanto, aceita-te como és.
Aceita o teu próximo...
E faze sempre o teu melhor.
Francisco do Espírito Santo - Hammed.

quarta-feira, março 09, 2011

Crônica: Os Quatro Monstros da Alma: 2º - Depressão


Amigos, farei a partir de hoje uma série de artigos, sobre os quatro monstros da alma, seguindo os conceitos da psicologia transpessoal, primeiramente conversaremos aqui sobre a Depressão.
Todos nós temos tristezas ocasionais, stress, pequenas irritações diárias, pequenas decepções e algumas pessoas dizem que estão com depressão, mas depressão não é isso, depressão não é uma simples tristeza ocasional.
A depressão caracteriza-sepor uma extrema tristeza e desespero, a pessoa se sente sem esperança, e fica se culpando por sentir tais sentimentos. O sentimento de culpa é muito forte. A depressão interfere na sua vida diária, no seu trabalho, no seu sono, na sua alimentação.
A pessoa deprimida perde o interesse por amigos, pela família, perde o interesse até pela própria vida, deixa de fazer planos, deixa de sentir prazer pelas coisas que antes lhe faziam bem, a pessoa deixa de acreditar que pode dar a volta por cima, e, nos casos mais graves pode levar ao suicídio (nesse caso procure ajuda urgentemente).
Sintomas da Depressão:
  1. Irritabilidade ou inquietação: você se sente agitado e inquieto, seu nível de tolerância á frustação é baixo, tudo lhe provoca os nervos;
  2. Perda de interesse nas atividades diárias: você perdeu a alegria de viver, sente falta de interesse em sexo, em lazer, em festas, em passeios, em trabalhar;
  3. Alterações de sono: você passa a sentir falta de sono (insônia) ou passa a dormir demais (hipersônia);
  4. Sentimento de desamparo: você se sente sem esperança, pensa que nunca mais nada vai mudar, que não há nada que você possa fazer que vá mudar a situação;
  5. Auto-aversão: você apresenta um forte sentimento de culpa, você se crítica duramente pelos erros que comete;
  6. Esgotamento físico: você se sente cansado, lerdo, sem energia pra nada.
  7. Dificuldade de concentração: você sente dificuldade de se lembrar das coisas, de tomar decisões;
  8. Dores físicas: você se queixa de uma série de dores: estômago, cabeça, costas, etc.
É evidente que você pode ter um ou outro sintoma isoladamente, isso não significa que você esteja formando um quadro depressivo, são as dificuldades normais da vida, todavia se você apresenta vários desses sintomas, ou todos, por um período maior que duas semanas, então é hora de procurar ajuda.

terça-feira, março 08, 2011

Homenagem Às Mulheres

Mulheres ah! as mulheres...
Mulheres doces, mas que sabem ser fortes.
Mulheres frágeis, que encaram sorrindo as dores do parto
Mulheres altivas, que sabem lidar com uma TPM
Mulheres de primavera, de ternura, de sonhos
Mulheres românticas, de coração na boca
Mas com o destino nas mãos...
Mulheres guerreiras, que sustentam o lar
Mulheres de fibra, que comandam uma empresa
Mulheres valentes, que vestem um uniforme policial
Mulheres dignas, que sustentam o filho sozinhas
Mulheres exemplo, que passam fome, mas não se prostituem
Mulheres mães, que amam atavicamente
Mulheres pais, que idolatram os filhos, muitos ingratos...
Mulheres, a fina flor da criação divina
Mulheres fonte de paz
Mulheres fonte de amor
Mulheres inspiração de poetas
Mulheres, desejo da maioria dos homens
Mulheres que não puderam ser mães
Mas que tem uma capacidade infinita de amar...
Mulheres abençoandas por Deus
Mulheres mimadas por seus maridos de sorte
Mulheres premiadas com filhos amorosos
Mulheres sensíveis, educadas, gostosas
Mulheres amigas, cultas, confidentes
Mulheres de sorrisos largos
Mulheres que oram, que perdoam, que choram
Mas que, como Deus, amam pra sempre.
Raimundo Freire

segunda-feira, março 07, 2011

O Mundo É Um Moinho

Ainda é cedo amor
Mal começastes a conhecer a vida
Já anuncias a hora da partida
Sem saber mesmo o rumo que irás tomar
Preste atenção querida
Embora eu saiba que estás resolvida
Em cada esquina cai um pouco tua vida
Em pouco tempo não serás mais o que és
Ouça-me bem amor,
Preste atenção o mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos mais mesquinhos
Vai reduzir as ilusões a pó.
Preste atenção querida
De cada amor tu herdarás só o cinismo,
Quando notares estás a beira de um abismo
Abismo que cavastes com teus pés
Agenor de Oliveira (Cartola).

sábado, março 05, 2011

Desemburrecendo: Como Funciona o Bina?

O segredo de um identificador de chamada é o modem que ele possui, dispositivo que converte pulsos eletrônicos em dados digitais e vice-versa. Quando você faz uma ligação, seu aparelho de telefone transforma em sinais elétricos dados como a sua voz e o número de seu telefone.
Esses sinais elétricos viajam por uma complexa redes de cabo até chegar ao telefone chamado. Se ele tiver um identificador de chamadas, o popular Bina, o modem do aparelho irá transformar as frequências em que foram emitidos esses sinais elétricos em linguagem binária (sequência de algarismos "0" e "1".
Frequência de 2,2 KHz equivale a 0.
Frequência de 1,2 KHz equivale a 1.
Como cada sequência identifica um número (5, por exemplo, é 101 na linguagem binária) o bina consegue identificar o número do celular que origina a chamada.
O nome Bina é uma abreviatura da expressão em inglês "B identifica A" (B indentify A).

quinta-feira, março 03, 2011

Revolução da Alma

Ninguém é dono da sua felicidade.
Por isso não entregue sua alegria sua paz, sua vida,
Nas mãos de ninguém, absolutamente ninguém,
Somos livres não pertencemos a ninguém.
E não podemos querer ser donos dos desejos,
Das vontades ou dos sonhos de quem quer que seja.
A razão da sua vida é você mesmo.
A tua paz interior é a tua meta de vida.
Quando sentires uma vazio na alma,
Quando acreditares que ainda está faltando algo,
Mesmo tendo tudo, remete teus pensamentos
Para os teus desejos mais intímos.
E busque a divindade que existe em você.
Pare de colocar sua felicidade
Cada vez mais distante de você.
Não coloque o objetivo longe demais de suas mãos,
Abrace os que estão ao se alcance hoje,
Se andas desesperado por problemas financeiros,
Amorosos ou de relacionamentos familiares,
Busca em teu interior a força para acalmar-te,
Você é reflexo do que pensas diariamente.
Pare de pensar mal de você mesmo
E seja seu melhor amigo sempre.
Pare de esperar a felicidade sem esforços,
Pare de exigir das pessoas
Aquilo que nem você conquistou ainda.
Critique menos trabalhe mais,
E, não se esqueça nunca de agradecer.
Agradeça tudo que está em sua vida nesse momento
Inclusive a dor
Nossa compreensão do universo ainda é muito pequena
Para julgar o que quer que seja.
Aristóteles
(filósofo grego, texto escrito em 390 A.C.)

quarta-feira, março 02, 2011

Sobre o Carnaval

Nenhum espírito equilibrado, em face do bom senso, que deve presidir a existência das criaturas, pode fazer apologia da loucura generalizada que adormece as consciências nas festas carnavalescas.
É lamentável que na época atual, quando os conhecimentos novos felicitam a mentalidade humana, fornecendo-lhes a chave maravilhosa dos seus elevados destinos, descerrando-lhes as belezas e os objetivos sagrados da Vida, se verifiquem excessos dessa natureza entre as sociedades que se pavoneiam com o título de civilização.
Enquanto os trabalhos e as dores abençoadas, geralmente incompreendidos pelos homens, lhe burilam o caráter e os sentimentos, prodigalizando-lhes os benefícios inapreciáveis do progresso espiritual, a licenciosidade desses dias opera, nas almas indecisas e necessitadas do amparo moral dos outros espíritos mais esclarecidos, a revivescência de animalidades que só os longos aprendizados fazem desaparecer.
Há nesses momentos de indisciplina sentimental o largo acesso das forças das trevas nos corações e às vezes toda uma existência não basta para realizar os reparos precisos de uma hora de insânia e esquecimento do dever.
É estranho que as administrações e elementos de governos colaborem para que se intensifiquem a longa série de lastimáveis desvios de espíritos fracos, cujo caráter ainda aguarda o toque miraculoso da dor para aprender as grandes verdades da vida.
Enquanto há miseráveis que estendem as mão súplices, cheios de necessidades e de fome, sobram as fartas contribuições para que os salões se enfeitem e se intensifique o olvido das obrigrações sagradas por parte das almas cuja evolução depende do cumprimento austero dos deveres sociais e divinos.
Ação altamente meritória seria a de empregar todas as verbas consumidas em semelhantes festejos na assistência social aos necessitados de um pão e de um carinho. Ao lado dos mascarados da pseudoalegria, passam os leprosos, os cegos, as crianças abandonadas, as mães aflitas e sofredoras.
Por que protelar essa ação necessária das forças conjuntas, dos que se preocupam com os problemas nobres da vida, a fim de que se transforme o supérfluo na migalha abençoada de pão e de carinho que será a esperança dos que choram e sofrem?
É incontestável que a sociedade pode , com o seu livre-arbítrio coletivo, exibir superfluidades e luxos nababescos, mas enquanto houver um mendigo abandonado junto de seu fastígio e de sua grandeza, ela só poderá fornecer com isso um eloquente atestado de sua miséria moral.
Emmanuel.

terça-feira, março 01, 2011

Riscos na Vida

Rir é correr o risco de parecer tolo.
Chorar é correr o risco de parecer sentimental.
Estender a mão é correr o risco de se envolver.
Confiar é correr o risco de se decepcionar.
Tentar é correr o risco de fracassar...
Mas devemos correr riscos.
Porque o maior perigo é não arriscar nada.
Há pessoas que não corrrem nehum risco...
Não fazem nada, não tem nada, não são nada.
Elas podem até evitar sofrimentos e desilusões.
Mas não conseguem nada, não sentem nada,
Não mudam, não crescem, não amam, não vivem...
Acorrentadas por suas atitudes, elas viram escravas,
Privam-se de sua liberdade.
Somente as pessoas que correm riscos são livres.
Sêneca (orador romano que viveu entre 55A.C a 39D.C.)

Postagem em destaque

Esteja Com Alguém Assim

Que acredite nos teus sonhos e projetos, Quem não acredita nos teus sonhos, Não é digno de subir a bordo deles... Que já esteja de malas pro...

Postagens Mais Visitadas